Matérias e Colunas

Pessoas com deficiência psicossocial podem ser vacinadas amanhã no Rio de Janeiro

in

 

A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou recentemente que pessoas com deficiência psicossocial estão listadas no grupo de prioridades na vacinação contra a covid-19. Segundo o Instagram da Secretaria Municipal de Saúde, essa deficiência é caracterizada pela obstrução de “sua participação plena e efetiva na sociedade”.

Na mesma postagem, ainda é reafirmada a diferença entre deficiência psicossocial e doença psicossocial – que, embora represente sofrimento para a pessoa, não envolve perda de funcionalidade e autonomia. Os indivíduos incluídos na lista de prioridades da vacinação são, portanto, aqueles que – apesar do tratamento – ainda mantêm uma condição incapacitante, não conseguindo ter igualdade de condições com outras pessoas em relação à participação na sociedade.

Caso você faça parte desse grupo e tenha perdido o prazo, a repescagem acontece amanhã, sábado (5), a partir das 8h. É preciso levar documento com foto e um laudo psiquiátrico para comprovar a deficiência. A repescagem vale também para pessoas com outra deficiência ou comorbidade. Para saber mais informações sobre os postos que estarão funcionando, acesse: www.instagram.com/saude_rio

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!