Matérias e Colunas

Como organizar as finanças familiares

7decoracaojaneiro interna copia 1

 

Pensar na organização financeira de uma família em momentos de tantas incertezas como a que vivemos hoje, quando olhamos os valores nos supermercados, feiras e no açougue, é extremamente necessário, principalmente levando em conta que os preços parecem cada dia mais altos.

Quando analisamos que a renda familiar tem como objetivo o sustento de todos os indivíduos daquela casa e pagamentos das despesas de consumo, higiene pessoal, vestimenta e educação, chega-se à conclusão do porquê a média de endividamento do brasileiro bate recorde a cada ano.

Os fatores macroeconômicos podem até contribuir para isso, todavia a realidade de despesas sem planejamento é o maior motivo para isso acontecer.

Considerando estes aspectos importantes, vale ressaltar a necessidade do bom planejamento financeiro familiar, o uso consciente do cartão de crédito apenas para compras de bens duráveis, a planilha com datas de pagamento e o máximo que pode ser gasto em cada categoria financeira da família, análise diária do que foi gasto naquele dia e sempre respondendo a grande pergunta antes de cada despesa: “Essa compra é realmente necessária?”

Ao analisar as despesas de consumo, uma das grandes necessidades para realização de um bom orçamento é a realização da boa e velha lista de compras antes da ida ao supermercado. Aliás, a realização de compra semanal é infinitamente mais lucrativa do que a mensal. A mudança desse simples hábito pode representar uma economia de até 32% na categoria de supermercado.

Vale lembrar que nesse período o combustível veicular tem aumentado constantemente, a melhor maneira é diminuir a quantidade de veículos em circulação da mesma família. Então, realizar a organização da agenda para que sejam feitos trajetos compartilhados, escolha de posto com qualidade e bons preços, calcular sempre se o trajeto não se torna mais lucrativo após a soma do consumo de combustível e estacionamento por transporte de aplicativo.

Lembre-se: sua família sempre será o seu maior patrimônio, então, com uma boa organização financeira, independentemente da quantidade de ganhos, proporciona realizar mudanças a qualquer momento, reduzir custos desnecessários e viver dentro do orçamento sem se endividar.

Cuide das suas finanças!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!