A IMPORTÂNCIA DE ESTAR ATENTO A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

0

O tema circulação sanguínea está ainda mais em pauta por causa da Covid-19, que fez crescer o número de casos de pessoas que desenvolveram trombose. Ainda não se sabe por que isso acontece, mas o vírus propicia uma hipercoagulação sanguínea e quem já possui problemas circulatórios deve ficar ainda mais atento. Mas algumas pessoas não sabem que possuem algum tipo de comprometimento nesta área e é importante ter atenção a alguns sinais indicativos.

Alguns dos sintomas são as cãibras, sensação de formigamento e insensibilidade nas extremidades dos membros inferiores e superiores. As câimbras são contrações involuntárias dos músculos que geralmente duram segundos e estão, na maioria dos casos, associadas a pratica de exercícios físicos intensos, mas podem também indicar problemas circulatórios se elas tornam-se freqüentes. O mal pode afetar pessoas de diversas idades. Se a pessoa tem alguns desses sintomas, deve investigar.

Dores e inchaços também podem acontecer. A má circulação ocasiona acumulo de líquido nas veias e inflamação nos tecidos. É comum as dores estarem ligadas a varizes e insuficiência venosa crônica. O cansaço sem causa aparente e alteração da coloração da pele também devem ser levados em consideração.


No mundo, os problemas no sistema circulatório são responsáveis por cerca de 20% das mortes segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Daí a importância do check-up vascular para as pessoas que passaram dos 50 anos, pois com o aumento da idade, é natural o envelhecimento dos vasos e dessa forma começam a surgir doenças, tanto do sistema venoso como do arterial. Vale lembrar que esse acompanhamento deve ser realizado por um médico credenciado.

O tratamento de varizes, seja o de espuma, escleroterapia ou cirúrgico, deve ser feito por um profissional qualificado. As pessoas devem estar atentas ao profissional que irá realizar esse procedimento para evitar complicações graves. Isso vale para pessoas de qualquer idade.

Antes de qualquer procedimento é necessário que as pessoas tenham conhecimento de como vai a sua saúde. Com o passar dos anos, as artérias podem acumular placas de cálcio, de ateroma, ocasionando um entupimento. Pode ocorrer também uma dilatação, que são os aneurismas. Além do sistema arterial, existe o sistema venoso e com o passar dos anos as veias se tornam mais dilatadas e mais doentes, podendo levar à complicações.


Se não tratadas a tempo, as varizes evoluem progressivamente. Elas podem inflamar (celulites e erisipelas), podem entupir (tromboflebites) e se romper (varicorragias). Ter ter uma boa circulação com o avançar da idade depende de como tratamos nosso corpo.
Alimentação saudável, com baixo teor de gordura e muitos nutrientes, de preferência com a orientação de um nutrólogo ou nutricionista. Beber bastante líquido. Fazer atividade física regular, com orientação de um professor de educação física e outras medidas de bem estar acabam prevenindo muitas doenças vasculares.

 37,156 total views,  3,887 views today

(Visitado23 vezes, 2 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Ricardo Brizzi

Ricardo Brizzi

Angiologista e Cirurgião Vascular. Fez residência médica em cirurgia vascular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no período de 1993 a 1996. Pós graduou-se em cirurgia endovascular em SP, trabalhou no serviço publico no Hospital Salgado Filho e no Hospital da Lagoa – setor de Hemodinâmica. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. É um dos Responsáveis pelo setor de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Badim, do Hospital Israelita e Hospital Norte D’Or e diretor da Clínica Varilaser.
27-05-2021 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas