Prefeitura e secretaria de Assistência Social inauguraram a Unidade de Reinserção Social Haroldo Costa

0

O prefeito Eduardo Paes, a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, e a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, inauguraram, nesta terça-feira (25), a Unidade de Reinserção Social Haroldo Costa (URS), na Taquara. Estava presente também o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz. Com espaço para até 200 acolhidos, entre idosos e homens adultos, a unidade foi incorporada à rede da Assistência Social depois de servir de forma emergencial durante a pandemia de covid-19. Aos 91 anos, o ator, compositor, escritor e produtor Haroldo Costa participou da cerimônia.

– Ao se fazer política pública de assistência social, você olha para a população mais vulnerável. Que esse espaço possa dar perspectiva de futuro para as pessoas que mais precisam. Todos estamos sujeitos a enfrentar essas dificuldades na vida e tudo que a gente precisa é de um carinho, de uma mão amiga – afirmou o prefeito do Rio.

A subprefeita Talita Galhardo, que desde o início da gestão, foi parceira na recuperação do espaço falou da sua satisfação ao saber que a unidade oferece uma situação digna para os acolhidos nas ruas. A secretária de Assistência Social contou que, ao contrário do que costuma acontecer quando abrigam alguém, na Taquara, quem chega fica. Muitos estão tirando documentos para serem reinseridos.

– É com muito orgulho que entregamos esse espaço que já se tornou referência em Assistência Social. Aqui oferecemos atendimento humanizado, com biblioteca, horta e cursos de qualificação. E para completar o dia de hoje conseguimos a vacinação para a população em situação de rua – completou Laura.

Dos 200 abrigados, 60 são idosos e já foram vacinados, os outros 140 foram imunizados na manhã de quarta-feira.


Os primeiros usuários vacinados contra a covid-19 confirmam que não pretendem voltar para as ruas e revelaram a esperança de alcançar um futuro melhor.

– Conheço muitos abrigos, já fui e voltei de vários, mas aqui eu fiquei. Tenho problema com drogas e com a família. Mas, aqui, o espaço é bom, alimentação é boa e estou recuperando meus documentos para refazer minha vida – contou Dener Freitas de Meireles, 58 anos, o primeiro a ser vacinado.

Tanto o prefeito quanto a secretária exaltaram a escolha de Haroldo Costa para dar nome à URS, por tudo o que ele representa para o Brasil, seja como ator ou na sua paixão pela cultural ou no combate à discriminação racial. O homenageado não escondeu a emoção.

 128,279 total views,  2 views today

(Visitado17 vezes, 1 visitas hoje)

26-05-2021 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas