Matérias e Colunas

Esqueça as lives no YouTube (ou não)

0decoracaojaneiro interna copia 2

Ano passado foi o ano das lives no Youtube e os millennials descobriram o Tiny Desk da NPR com o pocket show da incensada e popular banda de kpop BTS. A banda fez seu show mais intimista – como pede o formato do lendário programa – de 3 canções, gravadas ‘live‘ de apresentação direto de Seoul, na Coreia do Sul, face a pandemia, tendo como cenário uma loja de discos local, fazendo alusão ao cenário original dos vídeos da série “Tiny Desk”. Minha filha se esbaldou…  

Tiny Desk Concerts é uma série de vídeos de concertos ao vivo organizados pela NPR Music na mesa do apresentador do “All Songs Considered” Bob Boilen em Washington, D.C. É um projeto da rádio norteamericana NPR. Bob Boilen, 66 anos, é criador e apresentador do Tiny Desk e de outro programa de rádio do grupo de mídia National Public Radio (NPR) e começou o show em 2008. O nome é retirado da banda de dança psicodélica de Boilen dos anos 1970 chamada Tiny Desk Unit.  

Conheci tem alguns anos a série, especialmente procurando apresentações ao vivo de uma bandaça de bluesrockjam band – a Tedeschi Trucks Band. Mas nas buscas que achei, inclusive da empolgante apresentação da banda do casal Tedeschi-Trucks, esbarrei com muitos ótimos artistas, gente do hip-hop ao jazz, passando pelo indie rock, o folk, mesmo os tambores afro-venezuelanos e até nomes brasileiros, como Rodrigo Amarante, Liniker e os Caramelows, Seu Jorge, etc.. Sempre com um foco maior nos artistas mais novos e alternativos, mas de anos pra cá, troxe artistas mainstream, com Adele, BTS e Taylor Swift, nos seus últimos programas.  

O cenário bagunçado de escritório, com livros, canecas, pôsteres e bonecos sempre me pareceu também uma espécie de loja de discos, e ficava fascinado pelas apresentações à vontade de artistas ali. Um ótimo artigo na web decifra o ambiente em entrevista exclusiva com o criador do programa:  

“(…) o tal cenário fica em um prédio no centro da cidade. Mais especificamente, na baia de trabalho de Bob Boilen, 66 anos, criador e apresentador do Tiny Desk e de outro programa de rádio do grupo de mídia National Public Radio (NPR) (…) o cenário é uma ilha colorida em meio a uma enorme redação de paredes brancas, e que a magia acontece em pleno expediente mesmo. Bob andava pra lá e pra cá tão ocupado quanto animado. É que esse ex-engenheiro de som, que já fez parte de algumas bandas nos anos 80, pode se considerar um cara de sorte. (…) Eu e um colega de trabalho estávamos em um bar em Austin durante o festival South by Southwest e queríamos ver a apresentação da cantora Laura Gibson, que tem uma voz muito suave e distinta. Mas estava passando um jogo de basquete na TV e com o barulho das pessoas torcendo a gente mal conseguiu ouvi-la. No fim da noite, meu amigo, brincando, perguntou a ela: ‘ei, por que você não faz um show na nossa redação?’”, lembra. Meses depois, lá estava Laura para a primeira sessão. Hoje, são mais de 800, com milhões de views no Youtube.”* 

A série incluiu mais de 800 shows vistos em um coletivo de 2 bilhões de vezes no YouTube. E sim, a apresentação da banda coreana de pop BTS foi o episódio mais assistido dentro das primeiras 24 horas na história do projeto… Vamos então elencar alguns aqui dos meus preferidos e mais emocionantes programas, só escolher os seus no Youtube da NPR (https://www.youtube.com/user/nprmusic) e mandar ver!  

1 – Tedeschi Trucks Band (2016) 

2 – Cat Stevens (2014)  

3 – Black Crowes (2020)  

4 – Natalie Merchant (2016)  

5 – Jackson Browne (2014) 

6 – Peter Frampton 

7 – Adele 

8 – Snarky Puppy (2019) 

9 – Gary Clarck Jr. (2019)  

10 – Paul Weller (2015) 

11 – Britanny Howard (2019) 

12 – Idles (2019) 

 Bons sons e até a próxima, pessoal! 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!