Matérias e Colunas

O que é Narcisismo?

0decoracaojaneiro interna copia 3

O narcisismo é um fenômeno psicológico que pode ser individual ou social. O narcisismo individual é caracterizado pelo amor a si próprio, ou seja, ter a si mesmo como objeto de prazer. Já o narcisismo social gera o sentimento de superioridade de um grupo social em relação a outros. Tanto o narcisismo individual quanto o social são patologias de indivíduos que têm características muito similares como: 

 

1. Valorizam muito suas próprias conquistas e desvalorizam e/ou desmoralizam as conquistas alheias; 

2. Não se importam com a opinião alheia, gostam apenas de ouvir aquilo que já acredita e pensa; 

3. Nas suas relações sociais, não tendem a ter muitos amigos e não sentem falta. Preferem conviver com pessoas que pensam ou sejam parecidas consigo. Não costumam ter empatia ou se compadecer de outros e acreditam que os seus problemas são maiores que os dos outros; 

4. Têm facilidade em mentir e manipular pessoas ao seu redor; 

5. Acreditam ser capazes de alcançar qualquer coisa e não conhecem limites para suas realizações pessoais; 

6. Fantasiam coisas sobre si mesmo e constantemente acreditam nessa fantasia; 

7. Não gostam de estar vulneráveis e escondem com frequência suas emoções; 

8. Gostam de ter controle sobre tudo e podem até ser violentos se não conseguem controlar algum aspecto de sua vida; 

9. Não acreditam que precisam mudar, nem aceitam defeitos neles próprios. Acham que o resto do mundo é que deve se moldar a eles e suas vontades. Pode responder à críticas com violência. 

 

Sendo assim, uma pessoa narcísica dificilmente procurará ajuda terapêutica. Caso isso aconteça, ela evitará aceitar que precisa mudar e terá dificuldades de se abrir com o terapeuta.  

Nesse tratamento, será necessário retornar à infância, pois nas primeiras fases da vida a criança é narcísica, já que reconhece o mundo em torno dela como extensão dela. Só no período de latência que o objeto de prazer infantil deixa de ser eu próprio eu (ego, corpo) e se volta para o mundo externo. A pessoa narcisista não passou corretamente por esse período e por isso não conseguiu superar a si próprio. 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!