Matérias e Colunas

Empreender na terceira idade

0decoracaojaneiro interna copia 1

O programa de televisão “The Voice+” acendeu uma luz muito forte para todas as pessoas acima de 60 anos. Os chamados da “Melhor Idade”. Os cantores mostram muita força e determinação, além de emocionarem com seu repertório e experiência de vida.

Há no Brasil mais de 30 milhões de idosos, que inclusive vem se mostrando uma grande força de trabalho, revolucionando o mercado de trabalho atual, que já vem quebrando preconceitos de que uma pessoa com mais de 60 anos não serve mais para trabalhar.

Com essa adaptação no mercado, além de mudanças surgidas com a Reforma da Previdência, por exemplo, têm surgido novas oportunidades de trabalho para essas pessoas. As empresas passaram a perceber que contratar pessoas acima de 60 anos reserva grandes vantagens, pois são profissionais com muita experiência, sem medo de errar, porque já passaram por todas as fases de acertos e erros. Na sua grande maioria são aposentados que buscam apenas uma melhora em sua renda ou um complemento. Muitos optam inclusive por regimes de trabalho além da carteira assinada, já que de certa forma, tem uma renda garantida, o que facilita uma boa negociação salarial.

Vale ressaltar que o grande trunfo da maioria dos idosos é sua vontade de continuarem vivendo e se sentirem úteis de alguma forma. Eles estão a cada dia procurando se atualizarem, se informatizando e até mesmo fazendo cursos através da Internet, que aliás, é um bom caminho para gerar empregos e ensiná-los a empreenderam em atividades online.

A venda de produtos e serviços pela Internet oferece um certo conforto e estímulo aos idosos porque na maioria das vezes eles não precisam manter o contato direto com o cliente e realizam seus serviços dentro de sua própria casa, o que é bem vantajoso se levarmos em conta a pandemia e os riscos de saúde. Esse é o grande caminho para gerar oportunidades de trabalho e renda para milhares de pessoas da melhor idade.

Um ponto muito importante a ser considerado é que a maioria dos idosos estão cada vez mais cuidando da saúde. Esse é o caminho. Ter uma boa alimentação. Fazer exercícios todos os dias, ler bastante e ter bons amigos. Além de, evidentemente, continuar trabalhando.

Eu mesmo sou um exemplo vivo. Tenho mais de 60 anos, trabalho por conta própria, faço exercícios sempre, andando em média 8 km por dia, fiz durante a pandemia doze cursos, li vinte e dois livros motivacionais, participo de várias atividades sociais e prezo por ter uma responsabilidade social. Desde o início da pandemia criei um personagem denominado de @vovorico1 no Instagram, tendo procurado ensinar as pessoas a empreenderem, dando dicas de negócios para ganharem uma grana extra, economia e gestão imobiliária.

Os empresários brasileiros precisam acordar e descobrir que tem 30 milhões de brasileiros em sua grande maioria já qualificados, precisando apenas de uma nova oportunidade e deixar todo e qualquer preconceito de lado.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!