Matérias e Colunas

7 dicas para uma vida mais saudável

01decoracaojaneiro interna copia

Uma pequena apresentação: meu nome é Rodrigo Calvet. Sou Engenheiro, 45 anos, casado, pai de duas filhas maravilhosas e sou um ex-obeso mórbido. Fui obeso por praticamente 39 anos da minha vida. Desde criança era o gordinho. Chamado de “godão” pelos queridos amigos do Recreio da saudosa década de 80. Com o tempo ficava cada vez mais obeso, até me transformar em obeso mórbido, hipertenso e mais algumas outras comorbidades leves.  

Em 2015, resolvi realizar a cirurgia bariátrica pela técnica “bypass”, onde dei uma guinada na minha saúde. Penso que se não tivesse tomado essa decisão, não estaria aqui hoje fazendo esse relato de vida. Tenho 1,80m e pesava na época 145 kg. Não me via tão gordo. Acreditem! Fiz dietas a vida toda. E sempre me frustrava por não conseguir manter as minhas pequenas e momentâneas conquistas. Porque dieta tem início, meio e fim. Este é um grande erro e gera uma enorme frustração na maioria das pessoas. O efeito sanfona acaba sendo inevitável. Após a cirurgia, reduzi meu peso de 145 kg para 83 kg. E curei minha hipertensão e todas as outras comorbidades que tinha.  

Durante 5 anos mantive o peso me permitindo consumir alimentos não saudáveis de vez em quando com moderação. Foi meu grande erro. Até que veio a pandemia e deixei de lado tudo que aprendi e conquistei, largando alimentação e hábitos saudáveis. Notícias ruins a todo instante fizeram minha cabeça parar de agir com a razão, consequentemente, o estômago agiu da mesma forma. “Cabeça sã, corpo são”. Resultado: tive um reganho de 14 kg, chegando a 104 kg. Até que me reencontrei e reacendeu uma luz. Me questionei: vou pôr a perder tudo que conquistei com tanto sacrifício? É esse o exemplo que quero dar para as minhas filhas e minha esposa? Retomei hábitos saudáveis (alimentação e exercícios) e já eliminei 5 kg. E não será difícil retornar ao meu peso ideal.  

Importante salientar que não sou médico. Quero deixar claro que este é apenas um relato pessoal da minha vida e algumas dicas que ao longo desse tempo de autoconhecimento gostaria de compartilhar.  

 

Dica 1: 

Siga sempre as orientações do seu médico. Faça um check-up antes de iniciar qualquer tratamento ou mudança no estilo de vida. Cuide-se com responsabilidade.  

Dica 2: 

Precisamos conhecer e entender os alimentos que comemos, os macro nutrientes: água, carboidratos, gorduras e proteínas. Todos eles são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo. Entender cada um deles e suas particularidades é a chave do sucesso.  

Dica 3: 

Elimine da sua vida alimentos industrializados e reduza drasticamente os chamados carboidratos simples (pão/arroz/farinha branca/batata/macarrão). Eles possuem um alto índice glicêmico e de rápida absorção, gerando picos de insulina que a longo prazo poderão causar resistência à insulina em nosso corpo e, consequentemente, desenvolvermos diabetes. Eles também dificultam muito a queima de gordura por ser uma fonte de energia de rápida absorção, bloqueando o nosso corpo a utilizar as gorduras estocadas para gerar energia.  

Dica 4: 

“Cabeça sã, corpo são.” Evite pensamentos negativos, notícias ruins. Isso vai te deixar pra baixo. Boas energias fazem toda a diferença pra quem quer mudar os hábitos. 

 Dica 5: 

Movimente-se, exercite-se. Se não der pra entrar numa academia, pelo menos meia hora de caminhada todos os dias. Ou suba as escadas do prédio ao invés de utilizar o elevador. Criatividade e xô preguiça!  

Dica 6: 

Fuja das ciladas de alimentos que se dizem “saudáveis”. Opte por alimentos que a natureza te dá. Um exemplo: coma uma fruta e fuja do suco. As frutas, em sua grande maioria, são ricas também em fibras. Uma vez que são consumidas em sucos, perdemos essa propriedade potencializando a absorção da frutose no organismo. Frutas com moderação! 

Dica 7: 

Emagrecer e ter hábitos saudáveis não é fácil, mas torna-se um exercício diário de sabedoria e escolhas, onde cada uma delas é que vai determinar o sucesso ou fracasso dessa caminhada. E não esqueça quem colhe os frutos é você! 

Um abraço a todos e juntos por uma vida saudável!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!