A “EUpresa” ainda é uma Empresa

0

 

Todo empreendedor começa estando no operacional. Dificilmente um negócio – ou uma EUpresa, como ficou conhecida – começa pelo Administrativo. Mesmo o Administrador que decide empreender transforma a administração em operacional e abre uma consultoria, tornando a Administração o seu operacional.

Não tem como, no entanto, esquecer que há outras partes da empresa para cuidar sem as quais a empresa não anda. Pense nas vendas. Como sua empresa vai andar, se você não aprender a vender? E como vender, no século XXI, sem entender nada de Marketing Digital.

Acredite em mim: mesmo que sua empresa seja lucrativa desde o início, se você não souber a diferença entre faturamento, receita e fluxo de caixa e se não tiver um dinheiro guardado para sobreviver pelo menos de 4 a 6 meses…

Para aqueles que trabalham com produto, acontece muito de não contabilizar nos custos a entrega e de não pensar na estratégia para a entrega. O nome disso é logística.
Quem trabalha com serviço, precisa pensar também na logística da entrega. Embora a internet tenha facilitado muito o contato com o cliente e aumentado as possibilidades de entrega, ainda assim precisamos contabilizar esse tempo e esses custos e lembrar que isso deve ser incorporado na precificação.

A precificação, aliás, é uma bela pedra no sapato do empreendedor de primeira viagem. Normalmente nos baseamos no preço da concorrência, mas precisamos levar em consideração também as nossas despesas, o perfil dos clientes que estamos atingindo (é por isso que é importante coletar os dados demográficos da persona) e sobretudo o valor (não somente o preço) do nosso produto. Valor e preço são coisas bem diferentes.

Outras coisas extremamente importantes é guardar um tempo para, periodicamente, fazer uma pesquisa de mercado para negociar e renegociar com seus fornecedores e se manter sempre com as despesas mais enxutas possíveis. Um tempo também deverá ser dedicado a fazer parcerias para terceirizar os setores que você não consegue suprir.

Estamos entrando na Era da Economia Compartilhada na qual todos se ajudam e, com essas parcerias, podemos formar empresas muito mais fortes do que continuar na ideia de EUpresa, que é uma criação abstrata e inviável, pois sozinhos não vamos a lugar nenhum.

 

 45,545 total views,  4 views today

(Visitado19 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Isabella Fortunatto

Isabella Fortunatto

Isabella é formada em Letras, tradutora pública e tinha tudo para ter seguido a carreira de professora universitária. Mas algo dentro disse que ela tinha que empreender! O risco, a adrenalina, a vontade de dar emprego para quem precisa e ensinar novas profissões fizeram com que resolvesse abrir 4 empresas: uma de Tradução, uma de Logística voltada para a área de Moda, um Coworking e uma Escola de Negócios e Alta Performance, a Fortune Treinamentos.
Isabella Fortunatto

Latest posts by Isabella Fortunatto (see all)

03-03-2021 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas