Matérias e Colunas

Entenda o porquê da importância do empreendedor ser estratégico

empreendedora interna copia

 

Ser um empreendedor é o sonho de muitas pessoas, contudo, algumas conseguem realizar, outras não, por vários motivos. Se você faz parte dessa fatia que conseguiu realizar o sonho de empreender, é necessário ter em mente uma coisa que pode ser o fator-chave para se manter bem financeiramente: ter mais de uma fonte de renda. Isso mesmo: “Não colocar todos os ovos dentro de apenas uma cesta”!

Caso você não tenha como objetivo ser uma pessoa milionária, mas sim fazer o que gosta e ganhar dinheiro o suficiente para viver com tranquilidade e não apenas sobreviver, ainda assim, a questão de ter mais de uma renda é fundamental para conseguir essa estabilidade que tanto almeja. 

Quando se empreende, é necessário considerar que imprevistos acontecem — pode ocorrer alguma instabilidade no mercado, o cliente resolver rescindir o contrato, você ter algum problema de saúde que possa afetar o seu trabalho… Enfim, há várias situações que podem afetar diretamente a parte financeira se o empreendedor tiver apenas uma fonte de renda. Então, ter um plano B ou até mesmo um C é essencial.  

Ao me referir a uma renda extra, não quero dizer que o profissional precisa fazer algo que demande muito tempo ou que sejam atividades não relacionadas ao que faz atualmente. Me refiro a encontrar ramificações na sua área de atuação, onde as tarefas possam completar o seu trabalho atual.  

Por exemplo, se trabalha no setor contábil, pode oferecer consultoria para outras empresas. Se trabalha com marketing, pode ofertar trabalhos como criação de artes, produção de conteúdo. E por aí vai… 

Ser um empreendedor de sucesso parece difícil, se olhar as recomendações, mas não é.  Prever riscos e problemas que podem ocorrer durante o trajeto e trabalhar para evitá-los são medidas que garantem o sucesso do seu negócio.  E então, vamos refletir se o seu negócio está monetizando hoje?  

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!