Matérias e Colunas

Como podemos nos adaptar e tirar o melhor das nossas relações

0decoracaojaneiro interna copia 3

 

Na era glacial, os animais para não morrerem de frio se reuniam em seus grupos, buscando manter-se aquecidos com o calor um do outro, mas um desses grupos se destacava, os porcos espinho, pois sempre que se encostavam ou chegavam muito perto, eles se machucavam. Dessa maneira ou eles morreriam de frio ou morreriam pelos machucados causados pelos espinhos. Então para que eles não morressem, os porcos espinhos começaram a se adaptar, tentando encaixar-se uns aos outros, de modo que eles não se machucassem e conseguissem se esquentar.

Assim também é o ser humano, como os porcos espinhos, tendo em si muitas qualidades, mas acompanhadas de alguns “espinhos” (como opiniões diferentes entre outros). Quando nos relacionarmos com as pessoas, cujo os espinhos também estão expostos, ficamos sujeitos a nos machucar o tempo todo. Mas como os porcos espinhos, nós possuímos a habilidade de nos adaptar aos espinhos dos outros, conseguindo assim nos fortalecer e tirar o melhor dos relacionamentos.

Sob esse viés, apresento dicas de como melhorar sua postura em seus relacionamentos, objetivando um convívio harmonioso em todas as áreas relacionais da vida. Relacionamentos familiares, amorosos, profissionais ou de amizade.

Para iniciarmos é importante frisar que o relacionamento é inato ao ser humano, é uma necessidade que todos possuem, de serem amados, queridos e aceitos. Consequentemente surge um fator indispensável, que é como podemos e devemos nos relacionar.

O primeiro passo para aprender a como se relacionar de forma saudável, é se conhecer bem. Antes de você buscar êxito no seu relacionamento com o outro é de suma importância possuir um bom relacionamento consigo mesmo, estando bem alinhado e mantendo sua autoestima elevada, pois são esses aspectos que serão oferecidos e compartilhados com os demais.

O segundo passo é ter empatia. Você só conseguirá desenvolver essa habilidade se dispuser a abrir mão de pensar só em si e prestar atenção na outra pessoa. A empatia surge quando você exercita o colocar-se no lugar do outro, entendendo seus posicionamentos e reações a situações que você talvez se comportasse de forma diferente. Ter empatia significa entender os espinhos dos demais, para então se encaixar e superar os momentos de frio e tempestade que a vida colocar.

Juntamente com esse fator vem o respeito com as diferenças do próximo, ouvindo o que ele tem para dizer, evitando interromper, sendo curioso e interessado. Jogando fora todos os pré-conceitos que possam ser criados, buscando sempre identificar o valor do indivíduo, não se apressando para criticar e entender que todos temos pontos de melhorias e aprimoramento.

Essas dicas se encaixam para toda e qualquer área relacional da vida, seja ela de amizade, amorosa, profissional ou familiar. É preciso entender também que ocorrerão sim divergências de opiniões, debates, discussões e em alguns casos até mesmo choques/brigas, isso faz parte de qualquer relacionamento saudável, mas é importantíssimo que você desenvolva um bom diálogo, lógico inserindo a empatia, buscando resolver da melhor maneira.

Colocando tudo isso em prática você atingirá um melhor desempenho em seus relacionamentos, se tornando uma pessoa agradável no convívio, vivendo mais leve e feliz em todas as áreas da sua vida.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!