Matérias e Colunas

5 dicas para melhorar seu bem-estar

0decoracaojaneiro interna cópia 14

 

Manter uma rotina saudável é importante em todo os momentos da vida, e por incrível que pareça, não é tão difícil assim! Quer saber como? Confira agora 5 dicas para melhorar seu bem-estar!

Muitas vezes estamos preocupados demais com a rotina e esquecemos até da gente, ou melhor, da nossa própria saúde.

Como resultado isso, nos alimentamos mal, dormimos pouco, não praticamos exercícios físicos, ficamos estressados com muita frequência e por aí vai. Porém, saiba que isso não é bom para a saúde e deve ser combatido o mais rápido possível.

Por falar nisso, levar uma vida saudável é mais simples do que se imagina! Confira agora 5 dicas que se aplicadas no dia a dia vão melhorar o seu bem-estar!

1 – Alimentação

Essa dica é muito importante, pois a alimentação é vital para todo o funcionamento do corpo em cada momento da vida.

Uma alimentação saudável deve primeiramente focar no equilíbrio, logo, cai por terra o mito de que alguns alimentos nunca devem ser ingeridos. Os doces, por exemplo, podem fazer bem para sua saúde mental se consumidos esporadicamente.

Durante a rotina, o ideal é consumir macronutrientes como proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmicos e gorduras insaturadas como abacate, azeite, castanhas, peixe, dentre várias outras.

Em relação ao seu bem-estar, uma alimentação balanceada resulta em:

Melhora do humor;
Maior qualidade de sono;
Controle do percentual de gordura corporal;
Mais disposição;
Equilíbrio hormonal;
Prevenção de doenças.

Para que sua reeducação alimentar seja um processo prazeroso e seja realizado da maneira correta, consulte um nutricionista a fim de receber orientações precisas.

2 – Descanso
De acordo com muitos estudos, um corpo saudável descansa cerca de 7 a 8 horas por noite.

Dormir essas horas recomendadas é como um “remédio natural” e um sono qualidade traz benefícios à saúde mental, cardíaca e também para todo o tecido muscular do corpo, o que resulta e mais disposição e claro, felicidade.

Outros benefícios do sono são: melhora na capacidade, raciocínio cognitivo, humor e até apetite.

3 – Visite seu dentista

Por que um dentista estaria nesta lista? Bom, por diversas razões, a começar que uma boa saúde bucal evita problemas psicológicos, mentais e até cardíacos.

Afinal, a boca do ser humano é por onde entra todos os alimentos e nutrientes que o corpo necessita para funcionar e algumas doenças bucais podem resultar em doenças cardiovasculares, diabetes e depressão.

Para evitar essas complicações, vá ao seu dentista regularmente a fim de prevenir ou corrigir doenças bucais que refletem em todo o corpo, especialmente aqueles que usam aparelho ortodôntico ou mesmo aparelho invisível e precisam ter cuidado redobrado com a higiene.

4 – Faça exercícios

Praticar exercícios de baixa a média intensidade é forma comprovada cientificamente de manter o corpo e a mente saudáveis.

Não existe o exercício perfeito, ou seja, se você não se sente bem para pegar pesos o ideal é que tenha outra prática como bicicleta, corrida, caminhada e até mesmo danças e alongamentos.

Assim como o sono, os exercícios são remédios naturais para o corpo e no médio a longo prazo regula os níveis hormonais, fortalecem o sistema imunológico, promovem a sensação de bem-estar por meio de uma boa saúde psicológica, dentre muitos outros benefícios.

O ambiente também é muito importante, então se academias não forem lugares agradáveis a você, opte por praticar exercícios na rua ou até mesmo na sua casa, desde que tenha um espaço apropriado.

Observação: se possível conte com a ajuda de um profissional a fim de evitar lesões.

5 – Cuide da sua aparência

A aparência é muito importante para toda pessoa e não tem a ver com aprovação social, mas sim sentir-se bem consigo!

Neste caso, pequenos passos trazem bastante benefícios à sua saúde, principalmente psicológica, um sapato ou uma roupa nova, um corte de cabelo e por aí vai.

Além disso, um procedimento estético como lente de contato ou aparelho transparente para renovar o sorriso também pode estimular sua autoconfiança e bem-estar.

Enfim, o importante é se sentir bem! Não há nada melhor que isso para a autoestima e bem-estar!

Por fim, nunca deixe de cuidar da sua saúde, ela é o seu bem mais precioso e responsável por te dar uma vida feliz e longa com as pessoas que você ama!

Outro ponto importante é: além das dicas para aplicar na rotina que você conferiu neste conteúdo, sempre consulte-se com um especialista da área a fim de receber a melhor orientação para o seu caso e objetivo.

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!