Como se tornar um líder melhor no home office?

0

 

Estamos chegando ao final da pandemia e tudo ainda é muito incerto. Essa incerteza abala todas as relações, principalmente a relação entre líderes e liderados.

Não é novidade e sempre é válido repetir que a comunicação é o principal fator de sucesso de uma equipe e as pessoas sempre esperam orientação de seus líderes, que estão sendo cada vez mais desafiados.

No home office, a habilidade de comunicação do líder vai precisar de atenção especial. O principal agora é criar mecanismos para reforçar o sentimento de pertencimento das pessoas, já que estão todos separados fisicamente.

Todos, sem exceção, precisam estar cientes dos rumos da empresa. Uma excelente prática de gestão é iniciar o dia com uma reunião remota, em horário fixo, sobre notícias do dia anterior e o que se espera em termos de resultados para aquele dia. A mensuração dos resultados também é diária, assim como o feedback a cada colaborador. A ideia de criar espaço nessas reuniões para assuntos relacionados às angústias, ansiedades e preocupações das pessoas, como forma de encerrar as reuniões, também é uma boa prática. A equipe precisa se sentir acolhida, confiar no que o gestor diz e o gestor precisa ter integridade para acolher e manter essa confiança. Por isso a importância do diálogo franco, aberto, respeitoso e de mão dupla.

Além de estarem cientes dos objetivos e metas da empresa, as pessoas precisam saber quais atividades são prioritárias, o que também deve ser feito pelo gestor, já que a mudança, agora mais do que nunca, é uma constante. O funcionário pode não estar preparado para fazer isso sozinho e não vale a pena arriscar.

Os líderes precisam esquecer de uma vez por todas a gestão por comando e controle. Já não funcionava antes e, definitivamente, não vai funcionar no trabalho em remoto. É muito mais uma questão de negociar, direcionar e inspirar, do que de estabelecer e cobrar. A autonomia das pessoas precisa ser incentivada e reconhecida quando bem utilizada.

Outro ponto muito importante para a liderança é a gestão do tempo no trabalho em home office, que será determinante para o sucesso ou fracasso profissional. Usar o tempo adequadamente é uma habilidade fundamental de todo líder, ou seja, a sua capacidade de ser produtivo: saber aproveitar bem o tempo fará muita diferença.

Para organizar o dia, recomenda-se que ele comece com o mesmo ritual como se fosse sair de casa para trabalhar: tomar o café da manhã com calma e colocar uma roupa adequada ao trabalho. Isso passa uma mensagem tanto para o cérebro, quanto para a família, de que o trabalho está iniciando e não poderá ser interrompido.

Em seguida deve vir o planejamento do dia: separar horários das reuniões, de leitura de e-mails, de ligações telefônicas, de intervalos de cafezinho e almoço – importante cumprir o horário estipulado para almoço – e de início e término do trabalho. Evitar estender além do horário; faça isso apenas eventualmente, quando for extremamente necessário, não deixando que vire rotina.

Por fim, não é porque o local do trabalho mudou que o líder precisa negligenciar seu desenvolvimento. No mundo digital e totalmente conectado, há diversos cursos on-line e alguns até gratuitos, bons livros disponíveis, palestras diversas, lives de especialistas e experts.

Isso tudo vai passar e quando voltar ao normal, as pessoas que estiverem mais preparadas terão destaque no mercado. Aproveite bem esse tempo.

 71,793 total views,  4 views today

(Visitado26 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Dilza Taranto
Dilza Taranto é Consultora de Recursos Humano, especialista em Gestão de pessoas, carreira e liderança. É mestre em Sistema de Gestão Integrada pela Universidade Federal Fluminense – UFF, possui MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ, é Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé – FAFIMA e tem 35 anos de experiência na área de RH, dos quais 20 atuou como Gestora de Recursos Humanos nos diversos segmentos da Petrobras. Além disso é Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Foi coordenadora e professora do Curso Politécnico de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá, em Macaé e da disciplina Gestão de Pessoas no MBA em Gestão da Indústria de Petróleo e Gás da FGV/RJ. Participou de diversos Congressos, Seminários, e Treinamentos na área de Liderança, destacando-se Business Strategy for HR Leaders – INSEAD – Fontainebleau – França. Acesse o site: http://dilzataranto.com ou siga as redes sociais: Facebook: @dilzatarantocoach e Instagram: @DilzaTaranto.
06-08-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas