Matérias e Colunas

5 Etapas para Elaborar o Orçamento da sua Empresa

01decoracaojaneiro interna cópia 2

 

O orçamento empresarial é a previsão das despesas, ganhos e investimentos de uma organização dentro de um determinado período de tempo, geralmente de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação.

O principal objetivo é fazer o planejamento financeiro da sua empresa, estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, analisar os desvios do realizado versus o previsto, tomando ações corretivas ou preventivas, caso necessário.

Escrevi 5 etapas que você terá que seguir para elaborar o orçamento da sua empresa:

1ª etapa: definir as metas de vendas – Faça uma projeção das suas receitas, considerando qual o valor mínimo necessário para cobrir todos os custos e despesas.

2ª etapa: levantar os custos e despesas fixas – Levante todos os custos diretos e indiretos, além das despesas fixas e variáveis, detalhando por unidade de negócio, centros de custos e contas contábeis, identificando oportunidades de redução de gastos.

3ª etapa: projetar a margem de contribuição – Projete a margem de contribuição detalhadamente por segmento, linha de produtos, famílias, grupos de mercadorias e serviços, canais (loja física e e-commerce), ou seja, de acordo com a estrutura da empresa.

4ª etapa: estipular os investimentos necessários – Quais investimentos serão necessários realizar: máquinas, computadores, automóveis, equipamentos e o que mais for preciso para

que a operação seja executada de maneira fluída e otimizada, ou então, uma tecnologia ou inovação que queira implantar.

5ª etapa: Consolide todas as informações no budget – Você pode usar uma planilha Excel ou um ERP para reunir as informações. Você terá desenvolvido o orçamento anual, mas periodicamente precisará fazer análises para saber se está no rumo certo ou precisa fazer ajustes nos desvios. Considerando a crise do covid19, a recomendação é que você revisite o seu orçamento, refaça o seu baseline, a linha inicial, e semanalmente, analise para ver o direcionamento. Realmente estamos vivendo um momento atípico, com cenário de incertezas e precisamos estar atentos as mudanças deste novo normal, principalmente, no que tange as informações financeiras.

Gostou dessas dicas? O importante é que faça o seu orçamento o quanto antes. Agora que você sabe como fazer um, essa tarefa deixou de ser um aborrecimento e já é possível colocar a mão na massa. Se mesmo assim, ainda sentir dificuldade, eu sugiro que procure um especialista.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!