Como o marketing pode ser uma saída para pequenos negócios em tempos de pandemia

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Com as dificuldades financeiras e de manter clientes, as estratégias mercadológicas podem se apresentar como uma alternativa para dar sobrevida aos pequenos empresários.

Quando o empreendedor tem pela frente um cenário de restrições para trabalhar, um espaço físico com atividades reduzidas, clientes evitando sair de casa e falta de dinheiro circulando, muitos se deparam com dificuldades das quais não possuem condições de arcar. Com esse novo modelo social, que impacta igualmente o econômico, é tarefa árdua conseguir manter um pequeno negócio funcionando e minimamente lucrativo.

Nesse aspecto, as estratégias de marketing podem funcionar como uma alternativa que vem por apagar um pouco desse incêndio. Algumas dessas, são bastante simples e que podem ser aplicadas pelo próprio dono do negócio, sem contratar nenhuma empresa ou especialista, já que o orçamento segue mais apertado do que nunca.

Algumas dicas do que pode ser feito seguem respeitando princípios do que se entende pela mercadologia em si. A ideia num momento como esse não deve ser lutar para voltar à normalidade, mas sim entender como funcionar nesse que é dado como “novo normal”. Portanto, o primeiro passo para isso deve ser ainda a pesquisa de marketing. Essa pesquisa, por sua vez, não mais direcionada a como o cliente enxerga esse tipo de consumo, mas principalmente como esse consumidor enxerga o consumo AGORA! O que esse tem feito e como tem consumido produtos e serviços similares, com qual frequência, quanto tem pago, como tem pago, quais horários e dias, entre outros. O importante, nesse caso, é entender como o antigo consumidor tem funcionado e qual é o seu “novo ritmo”.

Essa pesquisa pode ser feita de várias formas, a exemplo dos aplicativos gratuitos, como os formulários do Google e o Survey Monkey. Mas, caso haja dificuldade de entender e operar essas plataformas, esse contato pode ser ainda mais simples. É capaz de se realizar esse questionário através de simples ações, como um papelzinho posto numa loja física ou até perguntas informais para os clientes que lá estão. Sem contar a troca de mensagens por pelas redes sociais. É uma maneira de ir “pescando” o que se precisa para melhorar o atendimento, o produto, a entrega, os preços, as promoções, entre outras tantas ações e que cada empresa vai possuir uma mais acentuada.

As ideias para os pequenos negócios, numa média, vão girar em torno de trabalhar os consolidados 4 P’s de marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção). Isso implica em, a partir do que se descobre nas pesquisas, agir com as ações que possam vir a tornar o negócio mais acessível e agradável para os clientes e clientes em potencial. Isso pode significar estratégias totalmente diferentes em função do negócio. Ou seja, investir em entregas, promoções e descontos, em contato mais frequente via redes sociais, vídeos ao vivo (as famosas “lives”) pelas plataformas digitais, descontos em compras específicas, reformulação do espaço físico, etc.

Não existe uma fórmula correta e infalível. Existe, principalmente, entender o consumidor e atender as novas demandas dessas pessoas que, desde a pandemia, querendo ou não, possuem novas necessidades, prioridades, hábitos, preferências e modos de consumir os mesmos produtos que consumia antes. Ou seja, a base de tudo é pesquisar, perguntar e entender o que os clientes estão fazendo e como estão se comportando desde que o mundo mudou tão radicalmente. E dessa maneira, começar a enxergar a luz no que fazer a partir disso.

Então, pessoal, boa sorte nessa nova caminhada e contem comigo para dicas que possam ser preciosas os negócios se manterem nessa nova realidade tão difícil! Se precisarem de alguma ajuda mais específica, faço questão que entrem em contato aqui nos comentários ou nas redes sociais e eu estarei à disposição. Um grande abraço e força para todos!

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Renan Bernardes

Renan Bernardes

Renan Bernardes é brasileiro que vive em Portugal. Atualmente trabalha como consultor de comunicação e marketing para pequenas empresas brasileiras e portuguesas. No Brasil, se formou em Comunicação Social/Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Empresarial & Marketing. É mestre em Marketing pelo ISMAI, em Portugal, e hoje cursa o doutorado em Comunicación e Interculturalidad na Universidade de Valência, na Espanha. Em ocasiões, é professor de cursos na área do marketing e administração na Djagora University, no Senegal.
21-07-2020 |

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