COMO O COMÉRCIO PODE INOVAR PARA ATRAIR NOVOS CLIENTES

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Durante a quarentena muitos clientes adotaram práticas de compras on-line que antes usavam de forma restrita para determinados produtos e serviços.

Utilizar métodos e tecnologias que facilitam e proporcionam conforto são coisas que o ser humano aprende e se acostuma rapidamente.

Passada a quarentena, muitos desses hábitos continuarão a ser praticados e alguns irão aumentar significativamente sua intensidade de uso.

Refiro-me principalmente às compras on-line e preocupação com higiene.

São nesses dois aspectos do relacionamento com clientes que o comércio deverá focar para criar a sua vantagem competitiva, ou seja, aquele valor atribuído pelo cliente a seu produto ou serviço e que o induz à decisão de compra independentemente do preço.

A inovação que se espera do comércio é exatamente na busca desse diferencial competitivo que irá determinar a preferência do cliente.

Encontrar os melhores e mais eficazes meios de encantar o cliente será a grande inovação do comércio. Isso pode ser obtido no atendimento, no valor agregado de serviço, na qualidade do produto, nos cuidados no processo de fabricação e procedência dos insumos, na forma de comercializar e, principalmente no atendimento pós-venda.

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Sérgio Dias

Sérgio Dias

Sergio Dias é economista com pós-graduação em gerência de projetos e especialização em administração de empresas; consultor de empresas, roteirista, palestrante e instrutor; sócio da Sdias Consultoria Ltda (fundada em 1999); prestador de serviços de consultoria no SEBRAE/RJ, nas áreas de gestão da inovação e planejamento estratégico. Sergio Dias atuou como consultor e facilitador de cursos de inovação na FIRJAN e ANPEI e foi diretor e vice-oresidente da ASSESPRO-RJ.
02-07-2020 |

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