Matérias e Colunas

Sua empresa precisa ter um planejamento tributário

4interna cópia

 

O planejamento tributário é a gestão que uma empresa deve ter sobre o seu pagamento de tributos, bem como, o estudo de maneiras de reduzir a carga tributária desta legalmente. Se antes este já dava dor de cabeça aos empreendedores, agora em tempos de pandemia e crise financeira o planejamento tributário deve ser estudado e replanejado com cautela.

Pode-se separar este planejamento em duas categorias: Operacional, onde estão os procedimentos básicos estabelecidos na empresa para que sejam cumpridas todas as exigências legais. Para que seja feita a correta escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos, é importante incluir essas tarefas na rotina do trabalho e alinhá-las a uma equipe contábil.

Estratégico, este se encaixa no planejamento operacional, visa o enquadramento da empresa no regime tributário que seja mais conveniente a ela, e o conhecimento das particularidades fiscais que a empresa exige.

O planejamento tributário não é apenas cumprir com as obrigações legais e colocar em planilha as receitas e despesas do negócio, mas também analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação que possam envolver a empresa. O conjunto de regras é tão grande que o empreendedor está sempre sujeito a multas e por isso uma equipe contábil é essencial.

Vale lembrar que mesmo no Simples Nacional, que é um regime para pequenas e médias empresas, existem muitas peculiaridades envolvidas, e nem todas as empresas podem adotar este sistema.

Por isso, assim que escolher a sua equipe contábil, tire todas as dúvidas sobre este planejamento, coloque no papel o que é mais importante para a empresa e refaça os planejamentos para este momento de tensão. Saber o que pode ou não ser feito neste momento dá mais tranquilidade para o empreendedor, e assim ele pode traçar um caminho que leve ao sucesso e crescimento do seu negócio.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!