Matérias e Colunas

IDOSOS PODEM APRESENTAR PERDA COGNITIVA NO ISOLAMENTO SOCIAL

interna cópia 10

 

A perda cognitiva está sendo uma realidade para muitos idosos que estão em isolamento social desde março. Alguns, por até trabalharem ainda, nunca ficaram tanto tempo dentro de casa fazendo a mesma rotina diariamente.  Como os dias estão todos iguais, eles acabam perdendo a noção de tempo e isso pode até agravar o quadro daqueles que já possuíam uma predisposição ao desenvolvimento de alguma demência.

O ser humano precisa viver em comunidade. Ele é um ser social. Muito mais do que os jovens, o idoso necessita dessa troca entre as pessoas. Muitos deles estão isolados da maioria dos seus familiares. Sem datas festivas, sem feriado e fim de semana e isso piora muito a parte cognitiva.

Uma maneira de fazer com que essa perda da cognição seja menor é manter o idoso conectado aos dias da semana pelo menos. O familiar que está próximo pode motivar uma atividade diferente a cada dia.  Por exemplo, segunda-feira é dia de pedir as compras no mercado, terça de fazer alguma atividade física mesmo que dentro de casa ou apartamento, quarta colocar roupa na máquina e assim por diante. O idoso pode ser incentivado a ver um filme, ler um livro, fazer trabalhos manuais. Dessa forma, quando voltar o retorno das atividades normais, aquele idoso terá menos chance de seqüelas na sua cognição e mais facilmente voltará ao normal. Vale a pena também tomar cuidado com os sintomas de depressão. A depressão pode acentuar as perdas cognitivas neste período.

Aqueles pacientes que já apresentavam alguma perda de memória ou raciocínio devido a uma doença, como o Alzheimer ou outras demências, estão tendo seu quadro clínico agravado também. Eles não conseguem entender sobre a pandemia, o covid-19 e o motivo pelo qual suas rotinas terem sido modificadas.

 Para os que já apresentam doenças neurológicas, é importante que continuem suas atividades de fisioterapia e fonoaudiologia, caso as tenham. Isso vai fazer com que o quadro não seja agravado. Se o idoso puder contar com um atendimento domiciliar, melhor ainda. Se não, procurar agendar em horários que ele tenha contato com o mínimo de pessoas. Nos dois casos, manter todos os cuidados necessários para que não haja contaminação.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!