Alterações nos olhos também foram constatadas no COVID19

0
Aos poucos vão se descobrindo novos sinais e sintomas provocados pelo vírus covid19 em diversas partes do corpo. As alterações nos olhos também foram constatadas. São elas:  Conjuntivite viral (muitas vezes subestimada por ser confundida com alergias) e alterações na retina (que podem causar perdas visuais).

Com esses achados é muito importante que as pessoas procurem um oftalmologista caso apresentem qualquer sintoma ocular, por mais inocente que possa parecer como ardor, coceira, edema nas pálpebras, olho seco, fotofobia, sensação de areia nos olhos e visão embaçada.  O alerta vale também para os pacientes já possuem doenças oculares crônicas para que não deixem de acompanhá-las, evitando complicações que possam ser permanentes.

O especialista deve ser procurado quando houver qualquer alteração, já que a automedicação  pode piorar a doença ou ainda provocar efeitos colaterais graves e indesejáveis. Muito importante lembrar que os olhos, assim como nariz e boca, são portas de entrada para o vírus, devendo todos ter cuidado com práticas aparentemente inocentes como coçar os olhos e o nariz sem antes higienizar as mãos. Quem usa lentes de contato deve ficar atento. Elas são uma importante porta de entrada para infecções virais nos olhos, entre elas o covid19. Com isso deve-se aumentar ao máximo a limpeza e conservação das lentes e redobrar os cuidados ao colocar e retirar. Nesse período de pandemia somente as pessoas realmente dependentes das lentes de contato devem usá-las, como os míopes em alto grau e portadores de ceratocone.  Os óculos são uma opção segura, sendo uma proteção importante, pois impedem o contato de secreções e dificultam a colocação das mãos nos olhos, o que diminui a chance de contágio.
Caso a pessoa opte pela mudança e precise de óculos de grau e ainda não os têm, sempre é indicado os com procedência conhecida, com nota fiscal, e que sejam levados aos oftalmologistas para conferência. Isso impede desconfortos no uso, prejuízos e uma visão saudável. A visão é muito importante no nosso dia a dia, por isso não devemos desprezar qualquer sintoma ou dúvida que possa existir, procure um especialista sempre que necessário e cuide de sua saúde visual.

 63,075 total views,  2 views today

(Visitado21 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Anderson Salgueiro

Anderson Salgueiro

Dr. Anderson Salgueiro é oftalmologista da Clínica Neurovida.
05-06-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas