Matérias e Colunas

Plataforma Restaurante Saudável Valoriza Restaurantes Saudáveis e Sustentáveis

1 interna cópia 2

 

O Restaurante Saudável é uma iniciativa da Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (ABPASS), patrocinado pelo Carrefour, que busca conscientizar consumidores e profissionais de restaurantes em relação a bons hábitos alimentares. Por meio do site (https://www.restaurantesaudavel.com.br/), o programa visa identificar, avaliar e promover os restaurantes que oferecem alimentação que, além de gostosas,  facilitam os cuidados preventivos com a saúde. O lançamento oficial da plataforma será no dia 27 de maio, às 20h, em live no Instagram @restaurantesaudavel.

Na linha de frente do Restaurante Saudável estão os usuários de restaurantes que podem tanto cadastrar os locais onde gostam de comer, quanto dar notas aos que já estão no site. As avaliações devem ser baseadas em cinco critérios: higiene e segurança dos alimentos, qualidade dos ingredientes, variedade de pratos, técnicas culinárias adequadas e comunicação que incentive refeições saudáveis. Neste período de pandemia do novo coronavírus, a iniciativa do Restaurante Saudável é essencial porque a higiene é o principal fator de proteção da doença e os restaurantes estão em funcionamento por delivery.

O consumo de opções que se enquadram nesses requisitos vai abrir os horizontes do público, como afirma o fundador da ABPASS Almir Neto: “As pessoas vão entender as orientações modernas em termos de alimentação saudável. É comer peito de frango com salada? É comer comida sem sal? Não tem nada a ver, é muito diferente desses estereótipos.” O relacionamento entre cliente e profissional também muda quando se aprende a comer melhor. “Quando a pessoa bem informada for ao restaurante, vai demandar um prato equilibrado, variado e com muitos vegetais”, completa Almir.

Vale ressaltar que, no fim do ano, os estabelecimentos do Rio de Janeiro e de São Paulo com as melhores notas vão participar de uma auditoria e concorrer ao Prêmio Restaurante Saudável. Além da possibilidade de serem premiados, os profissionais vão entender em que precisam melhorar. Para ajudar nesse processo, o site tem uma área de educação à distância para ensinar os profissionais dos restaurantes a escolher e preparar os alimentos de forma sustentável. Esse treinamento a distância será uma grande ajuda principalmente para os pequenos empreendedores.

A parceria da ABPASS e Carrefour tem o objetivo de mostrar que comidas saudáveis podem ser saborosas, diversificadas e com preço acessível. O Restaurante Saudável é um ponto de encontro virtual para quem quer, de um lado, comer bem e de forma sustentável e, de outro, para quem quer cozinhar e entregar um cardápio com sabor e responsabilidade.

De acordo com uma das fundadoras da ABPASS, Nilce Argento, a iniciativa visa a promoção da saúde. “Os profissionais da área de alimentação podem ajudar a população a se prevenir e ter uma imunidade maior para minimizar os riscos de uma doença, seja ela o coronavírus ou qualquer outra”, enfatiza. Se prevenir e ainda manter o prazer da alimentação é a meta maior do Restaurante Saudável.

Serviço:

Lançamento Plataforma Restaurante Saudável

Data: 27/5/2020

Hora: 20h

Onde: @restaurantesaudavel no Instagram

Quem: Fundador da ABPASS Almir Neto

– ALMIR NETO (EMPRESÁRIO E FUNDADOR DA ABPASS E ESPECIALISTA EM ALIMENTAÇÃO)25 anos de experiência na área de alimentação, tendo atuado como empreendedor, gestor em diversos níveis, Diretor Geral e Conselheiro. Atuou como membro do Conselho de Administração de grandes empresas no Brasil, América Latina e Estados Unidos. Trabalhou em empresas de nível mundial, como a GRSA, Grupo Accor e Compass Group. Fundador da Atta Alimentos e Serviços, empresa que se destacou no Brasil e foi vendida para a líder de mercado GRSA. Fundou a Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (ABPASS), onde ajudou a dar início ao projeto Restaurante Saudável.

– ARMANDO RICARDO PUCCI (PROJETISTA ESPECIALISTA EM ALIMENTAÇÃO E HOTELARIA)Carreira integral direcionada ao setor de alimentos em empresas de nível mundial, como a GRSA (Compass Group), Welbit Group e Enodis plc. Certificação CFSP Nível I @NAFEM/US; membro profissional da FCSI – Foodservice Consultant Society International/ Americas. Especializado em concepção de serviços alimentares, projeto e implementação. Expertise em serviço de alimentação, refeições e consultor em hotelaria, conhecimento global nos segmentos de mercado industrial, institucional e comercial: hotéis, praças de alimentação em aeroportos, cafeterias, restaurantes, lojas de café, cafeterias, refeições prontas para comer, padaria, linha de produção de alimentos para sanduíches e lanches. Possui Treinamento e Mentoria Culinária (EACL – Escola de Artes Culinárias Laurent) em Gastronomia Molecular, Cozinha gelada e congelada.

– JULIANA DA MATA (NUTRICIONISTA): Com 23 anos na área de Nutrição, formada na UNIRIO, Juliana tem experiência em Nutrição Esportiva, realiza atendimento nutricional desde sua formação, atualmente faz consultas personalizadas online. Já trabalhou em clínicas, hospitais e ambulatórios, assim como em Abrigo, creche e escola para crianças. Aperfeiçoou-se em Doenças Crônico-degenerativas (UNIRIO), é Mestre na área de Atividade física, Nutrição e Saúde pela UFF, fez doutorado na UERJ em Alimentação, Nutrição e Saúde relacionado às redes sociais digitais. Atuou como professora de Graduação em Nutrição na UFF e UERJ, locais em que também exercia o papel de pesquisadora e hoje participa de grupo de pesquisa na UERJ. Além disso, presta consultoria alimentar em cozinhas e restaurantes, uma vez que também possui experiência na gestão de produção e distribuição de refeições, com especialização em Gestão Estratégica e Qualidade (UCAM).

– CYNTHIA HOWLETT (NUTRICIONISTA): Formada em nutrição há 6 anos com pós graduação em nutrição funcional esportiva e gastronomia funcional. Se formou também em jornalismo, pela PUC, onde apresentou de 2000 a 2005 quadros/programas voltados para saúde e qualidade de vida na TV Globo e em canais da Globosat. Atualmente viaja pelo Brasil, prestando consultorias empresariais e ministrando palestras sobre nutrição e qualidade de vida nas empresas. Já fez a consultoria nas empresas XP/SP, Ribas Ipanema, Gatroservice Refeições e outras. Atende em seu consultório no Rio de Janeiro e trabalha com escolas públicas e privadas, dando consultoria sobre alimentação infantil e palestras voltadas para saúde infantil.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!