Mulheres que correm machucam mais o joelho

Entenda como e por que essa predisposição acontece

0

 

Cuidar da aparência é algo intrínseco no universo feminino, recursos como maquiagem e boa alimentação costumam ser necessidades básicas. A prática de exercícios regularmente está se tornando comum, afinal, a estética do corpo também influência, e, para isso é preciso tomar as precauções necessárias para praticá-los sem prejuízo, ou seja, sem provocar lesões ao corpo.

Especialistas na área esportiva já constataram que o gênero feminino tem maior predisposição a sofrer lesões nos joelhos que os homens. A diferença é significativa, são 7 vezes mais chances entre as mulheres que correm.

Essa predisposição não é decorrente de diferenças na musculatura, mas sim de um conjunto de fatores relacionados a função mecânica da corrida.

As mulheres tem uma maior tendência de realizar um movimento involuntário no joelho chamado valgo dinâmico, onde, devido a resposta neuromuscular atrasada do comando vindo do cérebro, o fêmur roda para dentro, fazendo com que o joelho sofra sobrecargas, principalmente na patela.

Quando a mulher com Valgo Dinâmico corre, causa microtraumas na região da patela, que, a longo prazo, trarão dor e desconforto. Outro fator de predisposição é que as mulheres costumam ter ligamentos mais frouxos que os homens, principalmente durante o ciclo menstrual, que causa alterações nos hormônios.

 51,000 total views,  2 views today

(Visitado7 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Daniel Carvalho

Daniel Carvalho

Médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA e UFC Brasil, formado pela UFPR e especialista em Ortopedia e Traumatologia (RQE977). Com atuação nos esportes desde 2003, chefiou o Departamento Médico do Centro de Formação de Atletas Ninho da Gralha (Paraná Clube) entre os anos de 2007 e 2011, criou a Assessoria Médica Esportiva – Ortopedia do Esporte no intuito de atender e dar suporte a atletas recreacionais e profissionais de diversos esportes, nas áreas de ortopedia / traumatologia / medicina, ligadas ao esporte.
06-05-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas