Matérias e Colunas

Alterações gástricas e intestinais em tempos de isolamento social

interna cópia 2

Muitas pessoas estão ansiosas com o isolamento social imposto à população para o combate da pandemia de Covid-19. Com isso, há um aumento da ingestão de alimentos processados e gordurosos. A alimentação inadequada, aliada à falta de exercício, ocasiona algumas alterações gástricas e intestinais, como o aumento de casos de prisão de ventre, gastrite e refluxo.

 Para o bom funcionamento do intestino, alguns exercícios de alongamento podem ser úteis para o controle de ansiedade e respiração, assim como ajudar na regularização do hábito intestinal. Eles podem ser feitos em casa e nos momentos em que a pessoa se sentir mais ansiosa.

O consumo de líquidos é primordial para o bom funcionamento de todo o organismo. Uma média de 3 litros de por dia é recomendada, preferencialmente água. A ingesta de fibras é importante para o intestino, mas desde que sempre esteja acompanhada pelo consumo de líquidos, caso contrário, o bolo fecal ficará endurecido e de difícil eliminação.

A dieta, principalmente neste momento, deve ser leve, e é importante que pessoas deem preferência a alimentos na forma mais próxima que veio da natureza. Evite ingerir bebidas gasosas, especialmente refrigerantes, e bebidas alcoólicas. Evite substâncias que contenham cafeína: café, chá mate, chá preto, chocolate. Evite gorduras, farinhas brancas e produtos industrializados, que passem por algum processo de refinamento. 

A maior parte das pessoas com sintomas de constipação e sintomas gástricos está relacionada a hábitos alimentares inadequados. Esses hábitos errados, somados ao estresse, propiciam o aumento de casos de refluxo para quem já possui o problema. Se não tratado, acarreta em problemas respiratórios, já que o suco gástrico pode chegar à garganta, ouvido e nariz nos casos mais acentuados. No caso de agravamento de sintomas, tipo dor no estômago, azia e má digestão, é importante que as pessoas entrem em contato com seus médicos para uso de uma medicação que trará alívio. Nunca se automediquem!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!