Matérias e Colunas

5 tipos de argila para incluir na sua rotina de skincare

miljkoistockinterna cópia

 

Tratar nossa pele é um hábito muito importante para deixá-la pronta para receber a maquiagem e manter a sua saúde. Para tal, é importante uma rotina básica de limpeza e hidratação, que pode ser complementada com máscaras caseiras, como as feitas de argila.

Além de serem naturais, as máscaras de argila absorvem as impurezas e revitalizam nossa pele. Possuem várias funções diferentes e servem para tipos de pele diferentes também. Para não acabarmos agredindo nossa pele, temos que tomar cuidado na hora de escolher a argila certa. Separei 5 tipos de argila pra vocês escolherem uma favorita e adequada:

Argila verde: Sendo a mais comum e fácil de encontrar, a argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante e secativa. Não é indicada para peles sensíveis, pois ela tira toda a oleosidade da pele e pode causar ressecamento.

Argila branca: A argila branca é indicada para peles sensíveis e ressecadas, porque ela tem o pH muito próximo ao da nossa pele, ou seja, absorve a oleosidade sem ressecar. Assim, ela não só clareia a pele, como desobstrui os poros, suaviza e cicatriza.

Argila rosa: Outra muito comum é a argila rosa. Ela é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. Além disso, ela pode ser usada como máscara para o rosto, corpo e cabelo.

Argila cinza: Essa é usada em peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. Aliás, ela funciona como um antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. Também pode ser usada no cabelo, porque absorve toxinas e a oleosidade.

Argila preta: Por último, a argila preta é indicada para todos os tipos de pele. Ela é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. Tem ação anti-inflamatória, absorvente e antiestresse. É excelente para rejuvenescer a pele.

Como usar a argila:

Misture uma colher de sopa de argila com algumas gotas de água termal, ou água filtrada. Deixe a máscara no rosto por 15 minutos e atente-se para não passar disso, pois a argila pode ressecar a pele. Depois, é só enxaguar bastante com água.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!