Filhos, Distanciamento Social, Estudos – Como manter o equilíbrio na quarentena?

0

 

Neste momento de distanciamento social, quem tem filhos em idade escolar, além de todas as preocupações comuns a toda a população, está tenso imaginando como ficará a evolução dos estudos e aprendizagem dos seus filhos. Realmente é algo muito preocupante, pois este período não pode ser encarado como férias, e precisamos nos adaptar para amenizar as perdas. Além disto, a maioria dos responsáveis não se sente preparada para administrar as questões pedagógicas que envolvem o processo ensino-aprendizagem.

Como em todo desafio precisamos criar estratégias para conseguir solucioná-los. E neste caso não é diferente. Precisamos entender a situação e seguir alguns passos.

·  Criar uma Rotina de atividades que envolva tanto estudo como lazer – Esta rotina deve ser criada junto com a criança para que ele se sinta responsável e ficará mais fácil para que a criança/adolescente a siga. Importante criar um cronograma com as diferentes disciplinas. Se a escola já enviou um plano de estudos é importante segui-lo, caso ainda não tenha enviado é só atentar ao cronograma das aulas. Realizar a revisão dos conteúdos, refazer exercícios e iniciar novos conteúdos utilizando a sequência didática dos livros/apostilas utilizados. Muitas editoras dispõem de plataformas digitais, use e abuse. Importante se atentar a quantidade de tempo disponibilizada para o estudo. Ela precisa ser equilibrada, a sugestão é que seja em blocos e de preferência no horário que a criança já estuda. Mas esteja atento em que momento do dia seu filho é mais produtivo e aproveite para colocar as atividades de estudo neste horário.

· Organizar um espaço adequado voltado para o estudo – É essencial que se disponibilize ao estudante um espaço com no mínimo uma cadeira, mesa e luminosidade suficiente e que de preferência este espaço seja livre de muitos ruídos no período de estudo. Esta medida ajuda a manter o foco e organização das atividades. É compreensível que com todos em casa fique um pouco complicado, mas a organização da rotina auxilia nisto também, assim as atividades de toda a família devem estar interligadas.

· Intensificar o diálogo – Apesar das dificuldades deste momento, podemos vê-lo como um presente para o estreitamento das relações familiares que estavam tão comprometidas com a “falta de tempo”. Esta é a hora para conversar com nossos filhos, explicando o momento, e precisamos fazer isto observando a maturidade de cada um, é o momento de trabalharmos a empatia, o respeito mútuo e resgatar questões que são próprias de cada família, como os valores.

· Criar espaços de estudo, lazer e de família – Estes espaços tanto de tempo como físicos auxiliam a todos. Assim todos poderão executar suas atividades e estar juntos em momentos importantes, como o horário da alimentação, por exemplo. Aproveite e realizem as refeições juntos, contando histórias de momentos felizes. Isto permite leveza ao momento e auxilia na questão de manter uma mente saudável. Atividades físicas em família também são uma forma de estar juntos e mantendo o equilíbrio.

Estas atividades irão auxiliar não só aos estudantes para que continuem seus estudos e aprofundando os conteúdos, mas para que toda a família se conecte.

 287 total views,  2 views today

(Visitado28 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Mariza Baumbach

Mariza Baumbach

Mariza Baumbach é Analista Comportamental na área de Desenvolvimento Humano e Pedagoga. É formada em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida, com pós graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico, pela Unigranrio. Atua há mais de 30 anos como educadora e há 8 como gestora escolar. Possui também curso de especialização em Leadership and Coaching na OHIO University, e Professional e Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). É palestrante e escritora. Fala sobre diversos assuntos relacionados a educação, evolução das competências e carreira.
13-04-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas