Conheça os benefícios do aprendizado contínuo e inove sua carreira

0

 

Ao acessar o menu de carreiras presente no website de qualquer empresa sólida, é possível encontrar uma imensidão de vagas em aberto. A maioria delas geralmente está atrelada a algum conceito tecnológico inovador. Isso pode variar desde aprendizagem de máquina, automação e linguagens de programação.

Não tem jeito. Mesmo que você trabalhe com vendas, pode precisar da automação de marketing para lidar com potenciais clientes. Se atua com recursos humanos, as linguagens de programação podem ser a chave para selecionar os melhores profissionais de tecnologia. Ou seja, o aprendizado contínuo é fundamental e um bom plano pode fazer toda a diferença nos resultados.

Profissionais que têm o hábito de se capacitar com regularidade são mais propensos a captar as melhores oportunidades do mercado. Além disso, as boas empresas estão sempre de olho em seus funcionários e ser alguém com habilidades diferenciadas e atualizadas, geralmente garante sua empregabilidade.

Ao definir um plano de aprendizagem para a sua carreira, você pode fugir do velho hábito de “seguir a boiada”, economizar dinheiro e evitar as modinhas do mercado. Por meio de uma estratégia clara, é possível definir um plano de carreira, um plano de habilidades ou até ambos. Então, siga o fio e vamos destrinchar esse assunto um pouco mais.

O que é um plano de carreira?

Um plano de carreira define objetivos e metas de aprendizado contínuo para uma mudança de rota ou melhoria e qualidade de conhecimentos para uma carreira específica. Geralmente tem metas de médio e longo prazo.

Ele pode ser realizado de maneira formal (graduação, pós-graduação ou cursos de extensão.), ou de maneira informal (cursos online, mentorias, grupos virtuais, entre outros). O objetivo aqui é que você tenha o domínio sobre todos os aspectos relacionados a determinada função.

Caso a pessoa tem interesse em se tornar um cientista de dados, ela deve: aprender uma tecnologia específica (Python, R ou SQL), escolher se deseja ser um analista, cientista, engenheiro ou programador. Além disso, ainda terá de decidir se vai focar em aprendizado de máquina, visualização ou manipulação de dados, finanças ou probabilidade e estatística.

Os americanos chamam um plano de carreira de career track. Você pode, inclusive, encontrar vários deles prontos para diferentes áreas em uma busca rápida no Google.

O que é plano de habilidades?

Um plano de habilidades (skill track) objetiva que você se sinta mais confortável com determinada tecnologia ou habilidade específica. Isso pode ser aprimorado por meio de capacitações mais informais como cursos de curta duração (online ou presenciais) e por meio de webminars e meetups.

Para melhor compreensão, vamos supor que você seja um profissional de marketing bastante prático, experiente e intuitivo. Apesar de suas qualificações, você apresenta dificuldade na elaboração de relatórios e no trato com os clientes.

Um bom plano de habilidades que englobe negociação, conhecimentos avançados em planilhas eletrônicas e na confecção de apresentações de impacto pode fazer a diferença. Isso tanto na compreensão dos dados pelos clientes quanto na sua imagem profissional dentro e fora da empresa.

Mas, a partir disso, você pode se perguntar: como vou saber que tipo de carreira ou habilidades necessito para avançar e inovar? Como escolher o melhor caminho a seguir?

Há diversos recursos que você pode utilizar para identificar habilidades, características e o foco necessário para o seu plano de aprendizado contínuo. O recurso mais importante está dentro de você. Comece perguntando a si memo.

O ideal é começar por uma introspecção. Analise seus objetivos pessoais e de carreira. A utilização de uma mandala ikigai pode ajudar. Saber o que se quer é um passo bastante importante desse processo.

A coleta de feedbacks de clientes, gestores ou colaboradores também é interessante. Eles podem ser capazes de observar algo que você não foi capaz de identificar. A criação de um formulário de avaliação no Google Forms pode ajudar.

Outras ações de aprendizado contínuo podem ser a participação em meetups, encontros e congressos de sua categoria, webinars, viagens e até dar aquela espiadinha na descrição das vagas nas empresas líderes do seu setor de atuação.

Ao se envolver com outras pessoas e suas diferentes perspectivas, você poderá ter as informações, combustível e o caminho necessário para traçar e executar suas metas de carreira. Mas lembre-se: a execução de um plano claro e alinhado com suas perspectivas pessoais e profissionais é de suma importância para que você tenha sucesso.

 13,478 total views,  4 views today

(Visitado23 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.

Georgia Roncon

Empresária e empreendedora com mais de 13 anos de experiência em gerenciamento comercial, marketing, desenvolvimento de equipes, criação de produtos e implementação de cultura organizacional e inovação, atualmente é Co- Founder do ECQ Lifelong Learning. É formada em Letras Inglês e possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV. Apaixonada por educação, marketing e tecnologias é co- fundadora da AGE GROUP, que atua em seguimentos como: Turismo, Investimentos e com Educação em Inovação e Tecnologia com o ECQ Lifelong Learning, que opera tanto no Brasil e nos EUA.
13-04-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas