Como se reinventar profissionalmente durante a pandemia?

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Não sabemos exatamente como será o mundo pós-pandemia do novo coronavírus, mas uma coisa é certa: será muito diferente do que foi até agora. Da mesma forma, o homem como conhecemos já deixou de existir.

Para Fersen Lambranho, presidente do conselho da GP Investments, “a nova espécie está em gestação e o celular é parte indissociável dela. É por meio do smartphone e das possibilidades oferecidas pela tecnologia que mais gente tomará decisões melhores, baseadas em fatos e dados, não importa se em Londres ou na Tanzânia”.

As empresas precisarão se reinventar e os profissionais aprimorarem suas capacidades emocionais (soft skills) de empatia, colaboração, flexibilidade e inteligência emocional. Algumas características como foco, organização, trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas complexos estão aceleradas e intensificadas com o trabalho remoto.Esse é o momento propício para se desenvolver. Temos tempo e várias instituições mundialmente reconhecidas que estão oferecendo cursos e workshops online gratuitos.

Outra forma de aproveitar bem esse tempo é investir em testes de personalidade e de comportamento, para aumentar o autoconhecimento, identificando os pontos fortes e oportunidades de melhoria para mudar comportamentos indesejados e explorar potenciais, de modo a ser mais assertivo e produtivo.

Podemos ver claramente o avanço acelerado do c-commerce (conversational commerce) – combinação entre aplicativos de mensagens e aplicativos de compras, dos serviços de delivery e online, do e-commerce (comércio eletrônico), do teletrabalho, entre outros.

Todas as profissões precisarão refletir como atender melhor os outros seres humanos, considerar fortemente os sentimentos e ter muita criatividade.Precisamos entender a mudança de “mindset” que está acontecendo, voltando-se quase que exclusivamente para o “mindset” digital.

Esperamos que o mundo seja mais higiênico, solidário, digital e consciente de seus gastos. Se soubermos investir tempo no que realmente importa, poderemos sair dessa crise muito melhores, pessoal e profissionalmente.

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Dilza Taranto
Dilza Taranto é consultora de Recursos Humanos e diretora da unidade da Sociedade Brasileira de Coaching em Macaé, mestre em Sistema de Gestão Integrada pela Universidade Federal Fluminense – UFF, possui MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ, é Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé – FAFIMA e tem 35 anos de experiência na área de RH, dos quais 20 atuou como Gestora de Recursos Humanos nos diversos segmentos da Petrobras. Além disso é Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Foi coordenadora e professora do Curso Politécnico de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá, em Macaé e da disciplina Gestão de Pessoas no MBA em Gestão da Indústria de Petróleo e Gás da FGV/RJ. Participou de diversos Congressos, Seminários, e Treinamentos na área de Liderança, destacando-se Business Strategy for HR Leaders – INSEAD – Fontainebleau – França. Acesse o site: http://dilzataranto.com ou siga as redes sociais: Facebook: @dilzatarantocoach e Instagram: @DilzaTaranto.
06-04-2020 |

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