PERIGOS AO CAIR NA MALHA FINA

0

Foto: Marcelo Camargo

 

Estamos em época de entrega das declarações de imposto de renda de pessoa física, cujo prazo vai até o próximo dia 30 de abril.

Muitos cuidados o contribuinte deve tomar, já que fisco possui todas informações guardadas em seu gigante banco de dados. Em primeiro lugar, deve-se guardar toda memória das receitas e despesas do ano anterior. De forma direta o contribuinte está sempre muito preocupado em não cair na malha fina e para isso, siga as precauções abaixo:

– Conferir com exatidão as receitas que serão lançados em rendimentos tributáveis;
– Conferir e lançar as despesas passíveis de dedução, especialmente: educação, médicos, hospitais, pensão alimentícia, entre outros;
– Tomar cuidados para no momento do lançamento não trocar a vírgula por ponto, o que poderá provocar modificação do valor no momento do envio;
– Ter muito cuidado com a declaração de bens, evitando que o crescimento patrimonial não seja maior que o total das receitas do ano.

O grande conselho para diminuir mais o risco é o contribuinte ter o certificado digital. Esse certificado digital é adquirido diretamente no site da Receita Federal do Brasil (RFB) ou nas empresas credenciadas pela mesma. Dessa forma, a RFB disponibiliza a declaração pré-pronta que muito pode ajudar para o contribuinte não errar informações e dados, podendo, ser for o caso, corrigi-las e acrescentando outras que não estejam lançadas.

Vale ressaltar que nessa mencionada declaração, o sistema eletrônico tem inclusive controle de todos pagamentos realizados do tipo: médicos, planos de saúde, educação, planos de previdência privada, entre outros.

 33,007 total views,  2 views today

(Visitado39 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Francisco Arrighi

Francisco Arrighi

Bacharel em contabilidade pela Mackenzie/Rj. Especialista em consultoria tributária, contabilidade e empresas patrimoniais. Presidente da Fradema Consultores Tributários atuando em 10 estados do Brasil.
20-03-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas