7 DICAS PARA TRABALHAR EM HOME OFFICE

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Diante do cenário que se instaurou no mundo e atualmente no Brasil, muitas empresas optaram pelo trabalho em home office. Isso é uma grande novidade para muitos profissionais.

Desde 2015, quando abri a empresa ProPAT – Inteligência Financeira, eu trabalho part time em home office e part time na sede dos meus clientes.

Eu vi muitas vantagens e desvantagens no trabalho em home office. As principais vantagens são: não pegar trânsito e economizar tempo, flexibilidade de horários e menor custo pois não tenho que arcar com aluguel de escritório. As desvantagens são: excesso de trabalho, menor networking e interferência de assuntos domésticos. Se você tem filhos em casa, provavelmente terá falta de privacidade e perda da concentração para trabalhar.

Eu decidi escrever 7 dicas para você ter sucesso, produtividade e bons resultados nesse período de home office:

1. Disciplina – Crie uma rotina de trabalho. Defina prazos, etapas de execução, tarefas, organize suas ideias para que você alcance suas metas. Se você tem um horário fixo de trabalho, também deve cumpri-lo rigorosamente quando está trabalhando de casa. Estabeleça horários para pausas, incluindo o almoço, e pausas de descanso ao longo do dia. Essas pausas revigoram. Avise seus familiares que você está trabalhando e não deve ser incomodado. Feche a porta se for possível. Esqueça mídias digitais, internet e WhatsApp. Isso fará você procrastinar seu trabalho.

2. Ferramenta de comunicação – O Slack ou Microsoft Teams são fundamentais para a comunicação rápida da equipe. Use e abuse das videoconferências. O Google disponibilizou o Google Hangout Meet gratuitamente para ajudar no trabalho remoto neste período.

3. Turbine a internet – Uma boa conexão à internet faz diferença na sua produtividade. Se for necessário, faça um upgrade do seu plano. Você ainda pode fazer ligações por WhatsApp e não gastar seus minutos do celular.

4. Vista-se como se estivesse indo trabalhar – Não é porque você está em casa que vai trabalhar de pijamas. Até mesmo porque se você tiver que fazer reunião, precisará estar pelo menos com a parte de cima arrumada. Uma leve maquiagem vai muito bem para dar mais credibilidade ou apenas um simples batom para dar vida ao rosto. Não esqueça de pentear os cabelos.

5. Gerenciamento de tarefas – Utilize ferramentas como o Trello ou Asana para evitar o retrabalho. É possível mostrar quem está fazendo qual atividade, quanto tempo demora cada tarefa, o prazo de conclusão e o status de realização.

6. Escolha um local apropriado – É importante ter um ambiente silencioso, iluminado e ergonômico para trabalhar. Ergonômico significa que você deve estar numa mesa e cadeira, em hipótese alguma trabalhe na cama ou no sofá da sala com a perna pra cima. Você precisa se sentar de forma correta para evitar dores futuras.

7. Confidencialidade – Não custa lembrar: mesmo que você esteja em home office, assuntos sigilosos da empresa continuam sendo sigilosos e devem ser tratados com muito cuidado sempre. Não compartilhe com os membros da sua família.

Gostou dessas dicas? Se você já se adequou ao home office e está fazendo algo diferente do que está aqui para ter resultados extraordinários, compartilha conosco. Vamos adorar saber e tenho certeza que ajudará muita gente que está na mesma situação que você!

 

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Patrícia Araújo

Patrícia Araújo

CEO da ProPAT – Inteligência Financeira, Idealizadora do Felicitude – Programa de NeuroFelicidade, administradora, palestrante, especialista em gestão de negócios, gestão financeira e gerenciamento de projetos. Possui duas certificações internacionais: PMP - Project Management Professional e Personal & Professional Coaching. Empreender vai muito além de uma ideia. É preciso organização, gestão e controle financeiro. www.propat.com.br patricia@propat.com.br 21-983912444 ou 21-2148-9745
19-03-2020 |

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