O PAPEL DOS PAIS NA ADAPTAÇÃO ESCOLAR

0

 

Importante atentar que a adaptação escolar não acontece somente na primeira vez que a criança vai à escola, mas acontece também todas às vezes que ocorre uma nova etapa do ensino ou quando ocorre uma mudança de unidade escolar, ou até mesmo de turma. Esse novo momento, um espaço desconhecido, pessoas novas e entre outros aspectos causam certa ansiedade em qualquer faixa etária, e o papel dos pais é fundamental para auxiliar o aluno (criança ou adolescente) a se adaptar e ter o melhor resultado. O período de adaptação, em geral, dura cerca de duas semanas, mas vai depender muito de cada aluno e de seus responsáveis.

As dúvidas, tensões e ansiedades surgem desde o momento de escolha da instituição, que deve atender às necessidades e valores de cada família, até as primeiras semanas. Fazer uma escolha consciente, conversar com a equipe, visitar o espaço escolar de preferência no ano anterior para compreender a dinâmica da escola e tirar todas as suas dúvidas são ações que auxiliarão para que os primeiros dias sejam mais confortáveis, principalmente para quem vai usufruir do serviço: a criança.

A faixa etária que necessita de cuidados extras está na pré-escola, pois para a maioria essa será a primeira vez em um espaço escolar. Para isso, algumas dicas são bem úteis: conversar com a criança colocando excelentes expectativas, dizendo como a escola é interessante, que brinquedos a escola possui; mostre a escola quando passar em frente, explique que é um momento do dia que a criança vai passar assim como outros irmãos que frequentam a escola, ou em caso de filho único, como os familiares que vão trabalhar e retornam à casa. Envolva a criança no processo de compra do material escolar, da mochila e da lancheira. Ao deixá-la na escola, se despeça dela. Essas pequenas ações levam ela a confiar que é um momento muito positivo. Se os pais mostrarem insegurança, com certeza abalará o emocional dos pequenos. Mesmo com todos esses cuidados, é normal que algumas crianças chorem ao ficar no espaço escolar, mas é possível conversar com a equipe escolar, assim, a família também se sentirá segura ao seguir os conselhos da unidade.

Nas primeiras semanas é comum ter um horário mais adaptado com o objetivo da criança se ambientar com o espaço e os funcionários da escola, algumas delas se adaptam mais rápido e outras levam um pouco mais de tempo. Permitir que a criança leve nos primeiros dias um objeto bem próximo (paninho, chupeta, bichinho) é uma ação que auxilia na questão da segurança, aos poucos ele vai deixando de ser necessário.É importante que os pais criem vínculos com a escola em que seus filhos estudam, principalmente com os professores. Essa com certeza é a forma mais eficaz de gerar um resultado incrível no aprendizado de crianças e adolescentes.

 

 8,376 total views,  2 views today

(Visitado33 vezes, 2 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Mariza Baumbach

Mariza Baumbach

Mariza Baumbach é Analista Comportamental na área de Desenvolvimento Humano e Pedagoga. É formada em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida, com pós graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico, pela Unigranrio. Atua há mais de 30 anos como educadora e há 8 como gestora escolar. Possui também curso de especialização em Leadership and Coaching na OHIO University, e Professional e Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). É palestrante e escritora. Fala sobre diversos assuntos relacionados a educação, evolução das competências e carreira.
17-03-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas