Cinco dicas para manter a saúde mental em dia

0

Falar que a saúde mental está em risco nos dias atuais, não é nenhum exagero. Diariamente, somos bombardeados por inúmeras informações desencontradas, epidemias que aparecem todos os dias, redes sociais com tantas pessoas novas, carga de trabalho excessiva e expectativas profissionais e pessoais que nem sempre se concretizam. Além disso, precisamos ser rápidos, perfeitos, comunicativos, compreensivos, amigáveis e estar em vários lugares para termos destaque. Tudo isso para estar dentro dos “padrões” estabelecidos pela nossa sociedade.

Com essa carga pesada, consequentemente, o nosso bem-estar vai sendo afetado e sintomas emocionais começam a aparecer. Ficamos mais preocupados, estressados, ansiosos e depressivos, já que não conseguimos nos desligar de todas as obrigações.

Refletir, ter alguns minutinhos sozinho e fazer algo que gostamos é essencial para manter a saúde mental em equilíbrio. Se você não tem feito isso nos últimos dias e nem sabe por onde começar, então respire fundo que separamos cinco dicas importantes para viver com o corpo e a cabeça em dia:

Faça atividade física
Tirar pelo menos 30 minutos do dia tão atribulado para fazer uma caminha ao ar livre, correr ou mesmo em uma academia faz muito bem. A prática de exercícios físicos estimula a liberação do hormônio da felicidade – a dopamina. Além disso, é um momento que conseguimos sair das obrigações do dia a dia para ter um momento de tranquilidade.

Durma bem
Além de atrapalhar a concentração e as tarefas do dia, a má qualidade de sono pode favorecer alguns transtornos mentais. Por isso, dormir deve estar entre as prioridades de qualquer ser humano. O segredo é ter um ritual para ir pra cama, como tomar banho, fazer uma leitura, desligar as luzes e evitar qualquer coisa que possa causar insônia. Meia hora antes de dormir, evite usar celular, computador ou televisão.

Tenha uma alimentação equilibrada
Do mesmo modo que dormir é importante, comer também é essencial para manter o bom funcionamento do corpo e da mente. Opte por um cardápio equilibrado, com opções naturais e se distancie de gorduras saturadas e açucares refinado. Além disso, procure fazer todas as refeições principais (café da manhã, almoço e janta).

Alivie o estresse
Procure ter um momento só para você, seja para meditar, ler um livro, assistir uma série, encontrar os amigos ou ligar para alguém. É importante ter algo fora da rotina para eliminar o estresse cotidiano e te deixar um pouco mais relaxado e descontraído.

Procure ajuda
Muitas vezes, nada que fazemos consegue tirar nosso foco da tristeza, preocupações, insônia e ansiedade. Nessas horas, a melhor coisa a fazer é procurar uma ajuda profissional para que faça o melhor tratamento, seja com medicação ou terapia. Chegar ao ponto de procurar um psiquiatra ou psicólogo, nem sempre é fácil, já que temos que confirmar que nossa saúde mental não anda bem, mas é o melhor caminho a se fazer antes que os sintomas se agravem.

 8,178 total views,  2 views today

(Visitado16 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.

Juliana Formiga

Latest posts by Juliana Formiga (see all)

17-03-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas