Vida pessoal x Vida profissional

Os desafios da mulher que prioriza sua carreira profissional

0

 

Cada vez mais a mulher está participando no mercado de trabalho em várias posições e profissões. Hoje, no Brasil, boa parte das pequenas empresas é gerenciada por mulheres, embora em empresas de grande porte, o percentual caia drasticamente, quando nos referimos a elas ocupando cargos de liderança. Mas em atividades de organização e administrativas, o número volta a crescer.

Com este cenário, ao longo dos anos as mulheres vão desenvolvendo algumas crenças com relação ao crescimento/desenvolvimento de sua carreira. E com isto além das exigências que já ocorrem diariamente, a própria mulher exige de si mesma um comportamento de perfeição, podemos dizer que passam a ter o Complexo da Mulher Maravilha, em que a mulher executa tudo com perfeição, ela é a heroína que não pode perder o controle de nada, aquela que é múltiplas funções e tudo precisa dar certo. Com este comportamento, boa parte das mulheres sofre, pois não conseguem atender todos os lados com qualidade igualitária e acaba por realmente acreditar que não é possível que ela possa desempenhar com excelência uma atividade profissional.

A busca pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é importantíssima e para isto é necessário estabelecer alguns pontos que irão nortear esta busca:

  • Autoconhecimento – A mulher precisa se autoconhecer, precisa olhar para si e identificar realmente o que a torna feliz, o que a faz tão especial, verificar suas fortalezas e identificar onde é necessário colocar um pouco mais de energia para melhorar.
  • Estabelecer metas e objetivos – Sabendo realmente quem é, o próximo passo é estabelecer metas e objetivos, pois é necessário canalizar as energias para o foco certo. Saber para onde se quer ir, qual o caminho a percorrer, é uma conscientização maravilhosa para ter um mindset de uma mulher equilibrada em sua vida.
  • Organização – Com estas questões acima estabelecidas fica muito mais viável se organizar para poder realizar todas as atividades pessoais e profissionais, além de ter um bom espaço para cuidar de si mesma. Esta organização prevê não só uma organização de agenda, mas aprender a delegar funções tanto em casa, como no trabalho, e isto não significa perder o controle. Significa que você consegue enxergar com olhos de águia.
  • Diga Não – Aprender a dizer não para situações que não estão alinhadas com seus objetivos e metas, não precisamos abraçar tudo com nossos “tentáculos”.
  • Prioridades – Saber priorizar o que realmente é mais importante no momento, isto permite que você esteja com um foco bem direcionado.

Uma vida equilibrada permite que o desempenho e o desenvolvimento como pessoa e profissional se superem a cada instante.

 10,996 total views,  2 views today

(Visitado34 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Mariza Baumbach

Mariza Baumbach

Mariza Baumbach é Gestora Escolar e Analista Comportamental na área de Desenvolvimento Humano. É formada em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida, com pós-graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico, pela Unigranrio. Atua há mais de 20 anos como diretora de escola. Possui também curso de especialização em Leadership and Coaching na OHIO University, e Professional e Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). É palestrante e escritora. Fala sobre diversos assuntos relacionados à educação, evolução das competências e carreira.
04-03-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas