O que fazer se o seu filho não quer ir à creche

0

Os primeiros dias no colégio são um desafio para muitas famílias e escolas. A cena mais temida é a da criança chorando copiosamente e se agarrando na perna dos pais.
Sem dúvida, este é um marco na vida da criança, rumo à sua autonomia e individualização. Ela sentirá falta de sua casa e de seus cuidadores, mas certamente irá se divertir muito e aprenderá bastante com esse novo mundo.

A adaptação escolar não é simples, é um processo com altos e baixos. Ela ocorre não só com a criança, mas simultaneamente com os pais e os professores. Todos estão se conhecendo e enfrentando uma situação nova, com um objetivo em comum: estabelecer um vínculo de confiança. Portanto, em vez de dicas do que fazer para tornar a adaptação mais fácil, pense nos elementos básicos para a confiança: a familiaridade, a afinidade de valores, a admiração, o encorajamento na conquista e a certeza do apoio na necessidade. É importante lembrar que a principal linguagem da criança na idade pré-escolar é a não-verbal.
Com certeza ela vai captar sinais do que está se passando internamente com seus cuidadores, mesmo que eles estejam tentando disfarçar. Por isso, você deve ser a primeira pessoa a se adaptar, a se sentir à vontade com o processo. Esteja seguro da sua escolha, cuide dos seus sentimentos.

Claro que nenhuma escola é perfeita, mas se você reconhece nesta instituição os valores principais que quer passar para seu filho, já é um bom ponto de partida. Esse é um momento rico de também aprofundar a confiança da criança em você, pois ela saberá que você vai e sempre volta. Por isso que as escolas geralmente pedem que os pais fiquem à disposição nos primeiros dias e o tempo que a criança permanece na creche é menor. Esteja preparado e tente negociar ao máximo no seu trabalho e outros afazeres da vida para realmente estar disponível para essas semanas de grandes emoções.

39,279 total views, 3,808 views today

(Visitado42 vezes, 14 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Thalita Martignoni

Thalita Martignoni

Thalita Martignoni é psicóloga clínica, atende crianças, adolescentes e adultos. É mestre em psicologia social (PUC-Goiás), Terapeuta Certificada em EMDR (abordagem de reprocessamento de memórias traumáticas) e Educadora Parental Certificada em Disciplina Positiva. Atualmente cursa pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental aplicada à Infância e Juventude na PUC RIO.
12-02-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas