Matérias e Colunas

Nutrição e TPM

interna cópia 5

 

A tensão pré-menstrual (TPM) é um quadro de sintomas físicos, emocionais e comportamentais, que se iniciam na semana que antecedem à menstruação (ou até 14 dias antes) e que melhoram com o início do fluxo menstrual. Os principais sintomas são inchaço abdominal, dor e inchaço nos seios, dor de cabeça, irritabilidade, ansiedade, cansaço, depressão, dentre outros.

A deficiência de magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio podem estar relacionados à causa da TPM devido ao seu papel na produção de neurotransmissores e equilíbrio hormonal. Além desses, a B6 (piridoxina) tem um papel fundamental na melhora dos sintomas. Exercícios físicos, alimentação e qualidade do sono podem melhorar esse quadro.

Prefira alimentos fontes de:

-Magnésio (melhora cólica e enxaqueca) e complexo B: Arroz integral, grão de bico, feijão, castanhas, vegetais verdes escuros…;

– Aumentar o consumo de água e chás diuréticos como hibisco, cavalinha, cabelo de milho, dentre outros;

– Piridoxina (B6) – melhora depressão, sono: farelo de arroz, alho, fígado de boi, semente de girassol, melado de cana, farinha de soja, atum fresco, banana, amendoim, abacate, castanha-de-caju e entre outros;

– Cálcio: Leite e derivados, ovos, vegetais verdes escuros…;

– Vitamina D: Sol, principalmente;

– Serotonina (neurotransmissor do HUMOR): banana, romã, kiwi, alface, batata, morango, tomate, espinafre, café…;

– GABA (neurotransmissor do RELAXAMENTO): Aveia, batata doce, ervilha, soja, passiflora, cogumelos, arroz…;

– Dopamina (neurotransmissor do PRAZER): Banana, abacate, maçã, laranja, feijões, espinafre…;

– GLA (ácido gama linolênico) – Óleo de prímula, borragem, gergelim: Para mastalgias (dores nas mamas); Tb auxiliam na redução das dores nas mamas: Chá de Hamamelis e água de linhaça.

– Antocianinas – Frutas vermelhas para reduzir inflamação e dores.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!