OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA PARA A SAÚDE

0

 

A acupuntura é uma técnica da milenar medicina chinesa. Seu objetivo é o equilíbrio energético do nosso corpo, tratando o indivíduo como um todo, através de agulhas colocadas em pontos estratégicos, alinhando o campo energético. Considerada uma terapia complementar, ela é utilizada para prevenir, auxiliar ou tratar a maiorias das patologias.

Essa técnica utiliza o fundamento da medicina oriental, no qual sugere que qualquer patologia, seja ela qual for, está relacionada ao desequilíbrio energético do corpo. Esses desequilíbrios se manifestam mediante dores, ansiedade, tiques, entre outros sintomas, podendo ocorrer em qualquer idade.

A acupuntura tem efeito anti-inflamatório, antialérgico, relaxante, analgésico e preventivo (já que aumenta a imunidade). Sendo uma grande aliada no tratamento/prevenção de diversas patologias:

  • Reduz os sintomas de ansiedade, estresse e depressão. As agulhas colocadas em acupontos específicos estimulam a produção de serotonina e endorfina (os hormônios do prazer), que reduzem a tristeza e aumentam o bem-estar do paciente;
  • Redução dos incômodos da menopausa. Nesse caso, as agulhadas podem equilibrar as funções hormonais, regulando o sono, aumentando a libido e controlando a ansiedade;
  •  O mau humor, nervosismo, cólicas, retenção de líquido, dores de cabeça e outros sintomas das mulheres que sofrem com a TPM são reduzidos/eliminados quando utilizamos as agulhas nos acupontos corretos do corpo, ajudando no equilíbrio do sistema nervoso, na regulação dos hormônios e no funcionamento dos órgãos;
  • Durante toda a gravidez, a acupuntura auxilia na redução dos desconfortos como azia, vômitos, inchaços, dores lombares e ansiedade;
  • Os recém-nascidos e bebês se beneficiam com a acupuntura melhorando o sono, reduzindo os problemas gastrointestinais e as dores da dentição, e também aumentando a imunidade.

Estudos mostram o benefício da acupuntura para a redução dos efeitos adversos da quimioterapia e radioterapia no tratamento do câncer.

Essa técnica milenar praticamente não apresenta contraindicações. A única ressalva são pacientes com problemas de coagulação, que não devem se submeter à versão com agulhas, a fim de evitar sangramentos. O método é recomendado tanto para tratar ocorrências comuns, entre elas, alterações no sono e no intestino, perda de apetite e agitação, quanto para simplesmente equilibrar a imunidade prevenindo alergia e gripes. É importante ressaltar que a acupuntura não utiliza somente agulhas, podemos utilizar laserpuntura e stiperpuntura para substituir as agulhas, para a alegria dos que possuem aversão a picadinhas. Independentemente do método utilizado, ela traz benefícios para os pacientes desde antes do seu nascimento.

73,065 total views, 2 views today

(Visitado23 vezes, 3 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Silmeri Bolognani

Silmeri Bolognani

Silmeri Bolognani é Farmacêutica formada pela universidade Unigranrio, sócio diretora da Bolognani Centro de Saúde e Estética Avançada e pós-graduada em Acupuntura e Eletroacupuntura pela ABACO-CBA; em Biotecnologia em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); em Legislação e Vigilância Sanitária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Estética Clínica Aplicada, pela Universidade Estácio de Sá, além de possuir diversos cursos e artigos publicados. Possui mais de 15 anos de experiência e foi Premiada pela Associação dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (AFAERJ) na categoria Farmacêutico Acupunturista.
03-02-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas