PARA EMPREENDER É PRECISO PLANEJAR

0

 

O espírito empreendedor, que faz com que a pessoa busque seus objetivos e sonhos, juntamente com o planejamento estratégico, que permite às organizações planejar as ações a serem realizadas no futuro, representam uma nova maneira de administrar. Por meio da vontade e garra, aliadas às mais modernas técnicas de gestão, o negócio só tende a prosperar.

No início da empresa, o empreendedor tende a centralizar todas as atividades e, na maioria das vezes, fica mais voltado às atividades práticas do que às gerenciais. Há muitos negócios e empresas nos quais as pessoas passam demasiado tempo “apagando incêndios”.  A tomada de decisões importantes é demorada e com isso, pode-se perder grandes oportunidades. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais muitas organizações fechem suas portas prematuramente.

Em um cenário econômico cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência, o planejamento estratégico financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta para a boa gerencia, mas também como algo necessário à sobrevivência da empresa. De acordo com o conceito, planejar é traçar metas e contemplar objetivos, missão, visão e valores na sua identidade organizacional.

O planejamento estratégico define os rumos do negócio, analisa os ambientes (mercado) e deve ter sintonia com a realidade. Ele define o seu ponto de partida, qual a sua missão e onde deseja estar nos próximos 5 anos. Hoje, muitos planejamentos são realizados com prazo de 2 a 3 anos, devido à velocidade em que as mudanças acontecem. Já as finanças significam dinheiro, riqueza, ciência da variação da moeda.

Dessa forma, planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível. Realizando esse processo, a empresa obtém o seu crescimento financeiro e estrutural planejado com maior facilidade e auxilia a mesma a possuir sustentabilidade em seus empreendimentos.

Muitas empresas fazem seu planejamento estratégico, mas o tratam apenas como um documento obrigatório na hora de montar a empresa e o deixam de lado posteriormente. Entretanto, esse documento é muito valioso e deve servir de guia para todas as ações da empresa. Cabe aos líderes se certificarem da sua implementação para que a empresa funcione com uma máquina bem lubrificada.

O planejamento pode e deve ser atualizado, de acordo com as novas necessidades e objetivos da organização, afinal, o mundo está em constante mudança e nós temos obrigação de segui-lo, pois agindo de outra maneira, estaremos colocando nossa vida profissional em jogo. A maneira de atingir nossos objetivos vai se adequar a cada época, por isso é importante estar bem informado e fazer nosso planejamento caminhar junto à atualidade.

É importante ter em mente que o planejamento não é uma carteira de identidade: uma só para a vida inteira. Precisa ser revisado, precisa ser fênix. Faça-o nascer de novo, se necessário. Planejamento está mais para sensibilidade a mudanças. E hoje, a empresa que não muda, vira lápide.

Não precisa ser uma grande empresa ou ter um grande negócio para realizar o planejamento estratégico. O ideal é que todos os negócios, não importa se é físico ou online, produto ou serviço, realizem o planejamento estratégico.

 69,039 total views,  2 views today

(Visitado20 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Thina Alvarez

Thina Alvarez

Reference em Executive e Business Coaching , associada a SBCoaching Corporate e Arquiteta com especialidade em Gestão de Empreendimentos pela FGV, com mais de 30 anos de experiência no mundo corporativo em diversas áreas associadas ao desenvolvimento humano e crescimento de empresas e equipes de todos os tamanhos, incluindo: planejamento estratégico, desenvolvimento de negócios, gerenciamento de linha de produtos, planejamento financeiro e marketing de produto. Redes sociais: @evoluttytreinamento Fanpage: Thina Alvarez – SBCEmpresas Site: http://thinaalvarez.sbcempresas.com.br Email: thina.alvarez@sbcempresas.com.br Tel: (21) 99225-7799
25-01-2020 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas