CÉREBRO E APRENDIZAGEM

0

 

O aprendizado é resultado de uma complexa ligação entre diferentes áreas do cérebro. A Neurociência vem tentando desvendar os mecanismos que compõem o sistema nervoso – uma tarefa difícil, que guarda muitos segredos.

Contudo, os avanços são significativos e cada vez mais amplos. Já temos caminhos para entender o processo de aprendizagem de maneira científica!

Ao memorizarmos algum fato, objeto ou situação, o sistema nervoso cria conexões neurais, que serão entendidas em um contexto de linguagem e símbolos formando sinapses. As áreas se conectam entre si para a aprendizagem ocorrer, trabalhando em parcerias com objetivos comuns.

Mas como funciona esse mecanismo?

O indivíduo, por estímulos externos, processa os sentidos no ambiente por meio da: visão, audição, paladar, olfato e tato. O hipocampo nos ajuda a conectar as informações já recebidas desse meio externo, estruturá-las em memórias de curto prazo e transformá-las em memórias de longo prazo.

A amígdala é parte emocional desse processo, um forte papel na memória absorvida pelo sistema nervoso central.

O aprender deve ser um processo dinâmico e criativo, gerando no indivíduo motivação e curiosidade. Para fortalecer essas memórias, entra o sistema de recompensas que impulsiona o prazer na hora de aprender!

“Aprender é um ato de curiosidade.

 

 52,393 total views,  2 views today

(Visitado12 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Regina Marques

Regina Marques

Regina Marques Gonçalves é carioca, pedagoga, orientadora educacional em instituição escolar. Trabalha na área de educação a trinta e dois anos. Neuropedagoga, pós graduada em neurociência pela ( UCAM). Conhece os mecanismos do sistema nervoso central (SNC) e suas funções e conexões cerebrais na biologia do aprendizado do aluno. Especialista em (TEA) ou seja pós graduada em Transtorno do Espectro do Autismo pela (CENSUPERG). Ministra aula sobre a disciplina: Biologia cerebral e Autismo pelo Instituto Superior Sinapses (Polo RJ) Saquarema, Del Castilho e Mesquita no curso de pós graduação em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Pesquisadora independente da pedagogia de Waldorf e Saúde Mental. Orienta o Programa Educacional Individualizado em Instituição Escolar (PEI). São objetivos sociais, acadêmicos e comportamentais que precisam ser adaptados para o aluno.
16-12-2019 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas