Matérias e Colunas

CÉREBRO E APRENDIZAGEM

interna cópia 12
Foto: Visual hunt

 

O aprendizado é resultado de uma complexa ligação entre diferentes áreas do cérebro. A Neurociência vem tentando desvendar os mecanismos que compõem o sistema nervoso – uma tarefa difícil, que guarda muitos segredos.

Contudo, os avanços são significativos e cada vez mais amplos. Já temos caminhos para entender o processo de aprendizagem de maneira científica!

Ao memorizarmos algum fato, objeto ou situação, o sistema nervoso cria conexões neurais, que serão entendidas em um contexto de linguagem e símbolos formando sinapses. As áreas se conectam entre si para a aprendizagem ocorrer, trabalhando em parcerias com objetivos comuns.

Mas como funciona esse mecanismo?

O indivíduo, por estímulos externos, processa os sentidos no ambiente por meio da: visão, audição, paladar, olfato e tato. O hipocampo nos ajuda a conectar as informações já recebidas desse meio externo, estruturá-las em memórias de curto prazo e transformá-las em memórias de longo prazo.

A amígdala é parte emocional desse processo, um forte papel na memória absorvida pelo sistema nervoso central.

O aprender deve ser um processo dinâmico e criativo, gerando no indivíduo motivação e curiosidade. Para fortalecer essas memórias, entra o sistema de recompensas que impulsiona o prazer na hora de aprender!

“Aprender é um ato de curiosidade.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!