Matérias e Colunas

Liderança Feminina: Como liderar bem?

interna cópia 13
Foto: marcoverch on VisualHunt.com / CC BY

Ao falarmos da eficiência na liderança feminina, podemos elencar três ângulos importantes de foco: a criação e as crenças de cada pessoa determinam as suas atitudes perante a vida, a sociedade e seus paradigmas sobre o valor da mulher e o contexto em que está inserida, que hoje não se mostra adaptado a elas no âmbito profissional.

Nesses contextos, há em comum a constatação pré-estabelecida de que a mulher ainda não faz parte do grupo de onde surgirão líderes, decisores e dirigentes. A sua inclusão requer ações afirmativas para passar a atuar com protagonismo. Será necessária uma profunda reflexão, habilitação técnica e a decisão sobre quais temas são estratégicos para a sua vida e carreira, visando garantir subsídios para a condução dos seus diferentes papéis como profissional, mãe, esposa, cidadã e líder.

Alguns pontos chaves a serem considerados para protagonizar uma liderança eficaz são: zelar por sua imagem, encorajar seu estilo, evitar usar uniforme de executivo e manter a discrição. Pense que você pode ser elegante sem chamar atenção. Cuide da linguagem tanto corporal quanto do vocabulário, evite o uso de palavras ambíguas, adjetivos que a desviam do objetivo, palavrões ou piadas inadequadas. Comprometa-se a partir de verbos, eles definem a ação ou o tempo de agir, por exemplo: “este projeto serve para” ou “este projeto exigirá de nós: perseverar, colaborar e construir”.

Administre as tentativas de manipulação afetiva ou políticas, sendo franca e transparente no que gosta ou espera do seu interlocutor. Preocupe-se com a formação dos seus liderados, sem fazer preferências, e exercite o feedback direto, imediato, seja de reforço ou corretivo, expressando na situação o que você quer evitar ou fortalecer. Esta ação não é privilégio masculino ou feminino, mas, sim, uma ação sobre pessoas. Entenda as necessidades comuns destes liderados como pessoas e saiba diferenciar e administrar aquelas que são específicas de cada um.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!