Matérias e Colunas

HABILIDADE DO SER HUMANO : RACIOCINAR

destaque 5

O francês René Descartes (1560 – 1650) fazia parte do movimento iluminista, que colocava a razão humana como única forma de existência. O ser humano tem a capacidade de pensar desde o começo de sua evolução, mas foi somente a parti do século 18  que tal característica passou a ser evidenciada pelo campo da ciência. Com a evolução de pesquisas, se descobriu mais sobre o que seria o ato de raciocinar, o exercício  da razão pelo qual se procura  alcançar o entendimento de atos e fatos.
O raciocínio é a nossa capacidade de pensar logicamente, de fazer associações, de integrar novas ideias às que já estavam em nossa cabeça, propor um novo enfoque e aplicação como resultado de um processo de pensamento.

Fisiologicamente falando, o raciocínio é um fenômeno mental produzido por um cérebro em funcionamento saudável. O raciocínio se manifesta através da química cerebral, dos neurônios e dos neurotransmissores, o que acaba se tornando a manifestação física daquilo que a gente chama de pensamento.

O ser humano está raciocinando constantemente, isto é, não é preciso que ele determine um momento exato para fazê-lo. Todas as informações recebidas ao redor como : imagens, sons, etc são processadas inconscientemente, ainda que haja momento em que nos esforçamos mais para raciocinar.

No cérebro há diversas áreas envolvidas no ato de raciocinar independentemente do tipo de raciocínio. Mesmo que hajam áreas com maior preponderância, o funcionamento do cérebro é global e integrado por inúmeros feixes nervosos que conectam regiões distintas e modificam a intensidade destas comunicações entre si.

Conforme o organismo for envelhecendo, seu desempenho declina. É fato natural a qualquer ser vivo e, no caso dos seres humanos, as mudanças podem ser percebidas, principalmente pelas falhas ocorridas no cérebro, como na memória  e na velocidade do raciocínio. Com a idade, acabamos perdendo neurônios, que não são reposto.
Porém, se você manter  a mente ativa, consegue reduzir essa perda neural, por  novas redes neurais.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!