Como ter uma atitude empreendedora?

0

 

“Empreendedores não são pessoas extraordinárias”, afirma Hilsdorf (2010). “São pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias.”
Segundo Carlos Hilsdorf, autor de Atitudes Empreendedoras, é mito que empreendedores nascem prontos. É preciso construir-se um.
Hilsdorf apresenta sugestões valiosas para qualquer profissional colocar em prática seu projeto de vida. Em um dos trechos ele diz que:

“O sonho é apenas combustível para o motor das realizações … combustível sem motor não irá levá-lo a lugar algum. O motor das nossas realizações é construído por nossas atitudes”.

Mas como fazer para tirá-lo da teoria e levá-lo à prática? Carlos Hilsdorf nos apresenta ingredientes fundamentais para que cada um defina sua fórmula de sucesso. Vamos conhecê-los?

  1. Espírito empreendedor:um desejo intenso de realização, caracterizado por entusiasmo e automotivação.
  2. Visão empreendedora: senso de observação, foco em oportunidades e tudo o que permite percebê-las melhor a cada instante.
  3. Iniciativa:percebendo as oportunidades, buscar imediatamente os caminhos para viabilizá-las.
  4. Planejamento:informações e conhecimento de qualidade para estabelecer um plano de negócios, estruturado e sustentável, buscando considerar todas as fases do empreendimento e suas necessidades particulares.
  5. Disciplina: organização e coerência apropriadas para seguir seu planejamento e atingir suas metas.
  6. Perseverança: firmeza e determinação. Persistente, não desiste frente aos obstáculos. Concretiza o que os outros apenas começam. Continua quando os outros desistem.
  7. Aprendizagem empreendedora:aprende com paixão, buscando a utilização prática do conhecimento.
  8. Atitude inovadora:utiliza a criatividade visando resultados práticos para o negócio. Vê o que os outros veem, mas exercita um olhar questionador. Por isso inova, introduz, modifica, transforma e agrega muito mais valor que os outros.
  9. Proatividade:chama para si a responsabilidade, cria demanda, antecipa-se a necessidade e tendências do mercado.
  10. Postura empreendedora:emprega todo seu potencial. Não utiliza uma ou outra característica (ingredientes), mas todas elas, de maneira conjunta. Transforma ideias em atitudes e sonhos em realidade.

Atitudes empreendedoras podem ser o seu diferencial de sucesso, tanto como colaborador de uma empresa quanto como idealizador de um novo negócio, entretanto, depende de um olhar inovador para o dia a dia. Lembre-se: é possível superar obstáculos, seguir em frente e prosperar, desde que você tenha a resiliência para criar e depois se adaptar, aprimorar e levantar mais forte do que nunca.

 

94,476 total views, 2 views today

(Visitado4 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Cristiane Perroud

Cristiane Perroud

Cristiane Perroud: Pedagoga, MBA em liderança, inovação e gestão, especialista em gestão de pessoas e RH, em orientação educacional e em gestão de EAD. Possui larga experiência na gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes e atua com consultoria em RH Estratégico e Treinamentos através da empresa RHF Talentos.
11-11-2019 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas