Matérias e Colunas

Cinco dicas para conquistar uma vaga de emprego em 2020

interna cópia 1
Foto: Visualhunt.com

 

Sempre que estamos à espera da chegada de um novo ano refletimos e analisamos as possibilidades que o futuro nos reserva. Embora ainda estejamos em uma situação econômica extremamente delicada, a chegada de 2020 renova as esperanças.

Mesmo que lenta e gradual, as perspectivas são de melhoras. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no primeiro semestre deste ano, foram gerados mais de 408 mil empregos com carteira assinada. A expectativa é que em 2020, esses números continuem crescendo.

Quem deseja encontrar um trabalho no ano que se aproxima, precisa manter o foco nesse objetivo. Por isso, listei cinco dicas para quem está desempregado e deseja conquistar uma vaga em 2020:

  1. Saia da zona de conforto. Muitos profissionais desempregados costumam procurar emprego sempre na mesma área e até no mesmo segmento em que estavam empregados anteriormente. Contudo, o mercado vem se transformando fortemente, o que demanda a busca por novos horizontes e possibilidades diferentes. É importante sair da zona de conforto e se abrir para o novo. Procure por áreas correlatas à sua, onde suas capacidades técnicas e comportamentais possam ser úteis. Além de aumentar significativamente suas chances de se recolocar, você demonstrará que é um profissional resiliente e adaptativo. O mercado valoriza profissionais que apresentem diferentes habilidades, que conhecem várias áreas e acumulam conhecimentos diferentes dos tradicionais. Esse pode ser um ponto a seu favor.
  2. Fique de olho nas novas tecnologias. A adaptação continua em relevância aqui. Em um mundo de constantes transformações digitais, quem mais se adapta a diferentes situações, que otimiza mais recursos e continuamente refrigera a empresa com novas ideias, é quem acaba se tornando mais valioso para as organizações. Mantenha-se sempre antenado. Acompanhe as inovações da sua área de atuação, mas não se restrinja a ela, amplie seus horizontes, olhe para o mercado em geral. Quem nutre um instinto curioso e tem familiaridade com as inovações tecnológicas, acaba tendo muito mais chances de se recolocar no mercado. Você precisa adotar a tecnologia como sua aliada.
  3. Aqueça seu networking. Tenha em mente que aquecer sua rede de contatos com frequência sempre te fará estar antenado às melhores oportunidades do mercado. Use suas mídias sociais para isso. Mantenha seu LinkedIn sempre ativo, postando conteúdos relevantes para a sua rede, compartilhe e escreva artigos interessantes, participe e poste fotos em eventos relevantes para seu setor e contribua ativamente. Compartilhe suas ideias e histórias de profissão. Siga os influenciadores mais importantes da sua área, mantenha contato com ex-colegas de trabalho, de estudo e agende cafés com recrutadores da sua área de atuação. Não tenha medo de conectar-se com desconhecidos. Se há interesses em comum, trocas de informações serão sempre bem-vindas.
  4. Invista em idiomas. Conhecimento nunca é demais, e quando se fala de um idioma novo no currículo, isso sempre será um diferencial. Para as grandes empresas, ele é quase sempre indispensável. Portanto, não perca boas oportunidades por conta do inglês. Se já tem o inglês fluente, procure outro idioma para continuar estudando. Busque por novos conhecimentos e descobertas. Reinvente-se e agregue valor a si mesmo como profissional. Não dê desculpas para não estudar. Se o problema for dinheiro, lembre-se que já existem milhares de plataformas gratuitas disponíveis para novos aprendizados não só em idiomas, mas em várias áreas.
  1. Mantenha-se positivo. Por fim, sei que um momento de desemprego é sempre delicado, mas não perca as esperanças e não deixe sua energia cair. Não existe nada pior que um candidato pessimista ou sem esperanças. O que as empresas buscam é energia, garra e força de vontade. Se você chegar para uma entrevista de emprego se lamentando da situação, muito provavelmente não irá encantar o recrutador. Quem está em busca de uma recolocação precisa ser o primeiro a acreditar em si mesmo! Continue estudando, se atualizando, criando relacionamentos e se reinventando sempre. É se colocando em movimento que vai fazer com que as oportunidades surjam, independentemente da melhora do mercado ou não. Faça a sua parte que tenho certeza que novas oportunidades surgirão!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!