Matérias e Colunas

O que é a metodologia da aprendizagem 70-20-10 e como ela pode ajudar no desenvolvimento de pessoas no mundo corporativo?

interna 9
Foto: VisualHunt

 

Em tempos não muito distantes, acreditou-se fielmente que somente ler inúmeros livros e acompanhar atentamente as aulas de um professor era a maneira mais assertiva de aprender. A metodologia também se efetivava fielmente no mundo corporativo, com muita teoria e pouca prática. Na busca de aprimorar o processo ensino aprendizagem, alguns estudiosos da educação começaram a apresentar inúmeras metodologias para tornar a educação mais efetiva; então, eis que surge, na Carolina do Norte (EUA) o modelo 70-20-10.

70-20-10 é uma forma de aprendizagem que tem como premissa unir teoria e prática, sem excluir a metodologia tradicional, porém agregando técnicas de potencialização dos resultados efetivos. Mas como ela acontece? Vamos lá:

  • 10% do aprendizado é formal (sala de aula, livros etc.);
  • 20% acontece a partir do relacionamento com outras pessoas da mesma área de trabalho;
  • 70% só é adquirido com a prática.

Como assim??? 70% do aprendizado de um funcionário vem das tarefas práticas do dia a dia da organização. 20% do aprendizado acontece através da troca de experiências entre colegas. E somente (uau!) 10% provém do estudo formal, em ambientes regulares de aprendizagem. É preciso ter clareza que as pessoas aprendem e resolvem problemas na prática e também é daí que surgem as melhores ideias.

Abusem dessa metodologia no ambiente corporativo, principalmente quando houver mudanças de cargos e promoções. Testem com um funcionário em desenvolvimento durante uma semana, utilizando 40 horas, os resultados são surpreendentes! E aí, vamos colocar em prática?

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!