QUAIS COMPETÊNCIAS EU DEVO TER PARA CONSEGUIR O PRIMEIRO EMPREGO?

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A procura pelo primeiro emprego gera muita ansiedade e dúvidas. A primeira delas é se realmente é possível conseguir a vaga diante de candidatos com experiência. Além disso, há uma incerteza que se relaciona às habilidades e competências na hora de escrever o currículo ou participar da entrevista: “será que tenho as habilidades e competências que estão procurando?” Estes questionamentos são comuns e não devem gerar paralisação do candidato, mas, sim, servir de combustível para gerar um novo entendimento e refletir sobre o que os recrutadores estão buscando para o mercado de trabalho atual.

Muito mais do que o conhecimento técnico, as empresas, hoje, têm buscado um profissional com competências comportamentais. São elas que têm destacado os profissionais atuantes e realizado a diferença no ambiente de trabalho, assim como no resultado dos projetos como um todo. Baseado no que o Fórum Mundial Econômico de 2019 elencou como “as dez principais habilidades e competências requeridas para o profissional do futuro”, e nas necessidades imediatas das empresas, podemos apontar algumas competências como fundamentais para quem está buscando seu primeiro emprego.

· Autoconhecimento – é de suma importância conhecer os pontos fortes nos quais você poderá se destacar, e identificar aqueles que necessitam de aprimoramento. Olhe para você com uma visão ampla, como os outros te enxergam. Escreva categorizando estes pontos e, caso não consiga sozinho, peça ajuda de alguém de sua confiança. Saber quem você é te permite estar um patamar acima dos outros candidatos.

· Flexibilidade – A capacidade em se adaptar às mais diversas situações, bem como reagrupar regras ou criar novas, de formas diferenciadas, é uma competência que tem sido bastante valorizada nas empresas.

· Inteligência emocional – saber gerir adequadamente as suas emoções diante das mais diversas possibilidades e situações é uma competência que tem sido bem destacada, pois engloba uma série de habilidades: empatia, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, aceitação do feedback, entre outros que são necessários no cenário atual.

· Tomada de decisão/desenvoltura na resolução de problemas – A rapidez e eficácia neste aspecto tem feito muita diferença em todas as atividades. O mundo atual é muito dinâmico, as ações precisam ser rápidas e eficazes, os problemas precisam ser resolvidos quase que instantaneamente. Saber demonstrar esta habilidade em uma entrevista ou em uma dinâmica será um grande diferencial.

As competências descritas acima, se apontadas de forma correta no currículo, permitirão ao candidato um impacto muito positivo em qualquer entrevista. E, além disto, um desenvolvimento em potencial na atividade exercida.

 

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Mariza Baumbach

Mariza Baumbach

Mariza Baumbach é Gestora Escolar e Analista Comportamental na área de Desenvolvimento Humano. É formada em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida, com pós-graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico, pela Unigranrio. Atua há mais de 20 anos como diretora de escola. Possui também curso de especialização em Leadership and Coaching na OHIO University, e Professional e Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). É palestrante e escritora. Fala sobre diversos assuntos relacionados à educação, evolução das competências e carreira.
18-10-2019 |

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