Matérias e Colunas

Nutrição e câncer de mama – Outubro Rosa

interna 4
Foto: Visual Hunt

 

O outubro rosa é uma campanha conhecida mundialmente ao combate do câncer de mama e inclui também o câncer de colo de útero. O câncer de mama é o segundo que mais acomete a população feminina, sendo a maior causa de morte por câncer entre as mulheres (INCA, 2019).

O câncer de mama normalmente não dói, e o conhecimento do seu corpo é importante para verificar anormalidades que antes não existiam como: caroços (nódulo), uma deformidade e diferenças entre em suas mamas, uma retração na pele ou saída de líquido pelo mamilo. Em situações mais avançadas, pode aparecer uma “ferida” na pele com cheiro muito ruim. A mama também pode aumentar de repente de volume, ficando quente e vermelha, e o aparecimento de nódulos nas axilas. A mamografia anualmente e o autoexame constante são as principais formas de detecção precoce e facilita as chances de cura (INCA, 2019).

As causas do câncer de mama são diversas, sendo as principais o sedentarismo, fatores reprodutivos (idade da menopausa, ter ou não filhos, não ter amamentado, idade da primeira menstruação), história familiar, o sedentarismo, o fumo, a exposição à radiação, a poluição, o consumo excessivo de álcool, a obesidade e maus hábitos alimentares, sendo que este contribui para o aumento de 35% dos casos. Uma dieta adequada seria capaz de prevenir de três a quatro milhões de casos novos de câncer a cada ano (INCA,2019; GARÓFOLO, 2004; THULE,2003).

Alguns alimentos que podem prevenir o câncer de mama:

· Frutas vermelhas como amora, framboesa, jabuticaba, morango, açaí que contêm antocianinas que é um flavonóide que atrasam o crescimento de células pré-malignas;

· Romã que possui ácido elágico que auxilia a inibir a enzima aromatase. Essa enzima estimula produção de estrogênio que contribui para produção de células cancerígenas;

· Cenoura e abóbora que contém carotenoides; Grãos integrais; Brócolis, couve flor, chá verde, soja (o alimento), linhaça, azeite de oliva, castanhas, abacate; Ervas como açafrão, orégano, salsa, manjericão. Todos esses alimentos citados podem agir na prevenção e controle, devido à presença de muitos compostos fitoquímicos, nutrientes, que são excelentes agentes quimiopreventivos, ou seja, protegem as células da ação de radicais livres (GARÓFOLO, 2004).

Estes alimentos melhoram a imunidade, são anti-inflamatórios e em doses superiores e frequentes na alimentação atuam nas deficiências nutricionais e se tornam terapêuticos (FREI; HIGDON, 2003; PADILHA; PINHEIRO, 2004).

Alguns alimentos podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama:

· Carnes vermelhas e com muita gordura que possuem muito nitrato e ao se transformar em nitrosaminas, facilitam o desenvolvimento dos tumores (INCA,2019);

· Embutidos como linguiça, salsicha, salames, presuntos; Enlatados; Churrasco e Bebida alcóolica em excesso; Alimentos com muita gordura saturada; Consumo de alimentos com muita caloria, corantes, conservantes, sal, açúcar e gordura, excesso de farinha branca, os chamados ultra processados industrializados. (INCA,2019)

Cuide-se! Pratique atividade física e inclua em sua alimentação o máximo de alimentos na sua forma natural! A prevenção ainda é a melhor forma de autocuidado contra o câncer de mama. Procure um nutricionista!

Referências Bibliográficas:

FREI, B.; HIGDON, J. V. Antioxidant activity of tea polyphenols in vivo: evidence from animal studies. The Journal of Nutrition, [S.l], v. 133, n. 10, p. 3275S-3284S,

2003.

GARÓFOLO, Adriana et al., Dieta e câncer :um enfoque epidemiológico. Revista de Nutrição, Campinas, 17 (4):491-505,2004.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Brasília, Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: <http:// www.inca.gov.br>.

PADILHA, P. C. de; PINHEIRO, R. de L. O Papel dos Alimentos Funcionais na Prevenção e Controle do Câncer de Mama. Revista Brasileira de Cancerologia. n. 50, v. 3, p. 251-260, 2004.

THULE, L. C. Considerações sobre a prevenção do câncer de mama feminino. Revista Brasileira de Cancerologia, 2003, 49(4): 227-238

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!