Gestão financeira, fazer ou não fazer?

0

 

Ao decidir empreender, você precisa entender que a gestão financeira é tão importante quanto o negócio. É através dela que você vai conseguir saber quais as melhores decisões a serem tomadas.

Aí você pode falar: “eu sou uma pequena empreendedora, ou sou MEI, ou trabalho de casa…” Não importa! Saiba que, independente do tamanho do seu empreendimento ou da atividade que a sua empresa desenvolva, para ter bons resultados, é preciso conhecer bem o setor mais importante da empresa: o financeiro.

Quando me perguntam qual a melhor forma de gerir um negócio, costumo falar que: ou você acompanha seus números (por mais que pareça ser complicado), ou você quebra. Não existe a possibilidade de fazer de qualquer jeito. Esse é um assunto que você pode até delegar, mas nunca largar.

Mas o que, afinal, é gestão financeira? Entendendo um pouco a teoria, gestão financeira é todo o conjunto de ações e informações administrativas que você precisa ter e fazer dentro do seu negócio, ou seja, planejar, analisar e acompanhar resultados obtidos ou não.

Se você quer o sucesso do seu negócio, a gestão financeira não pode estar em segundo plano. Mantenha-se atualizada sobre aplicativos/sistemas, estudos e notícias quanto a melhor forma de fazer uma boa gestão. O planejamento é um excelente esboço do que você idealiza para a realização a curto, médio e longo prazo, e diante desse cenário você terá total certeza do que precisa fazer.

Quando você domina as finanças do seu negócio, você sabe qual é o volume do seu capital de giro. O capital de giro é o montante necessário para manter a sua empresa funcionando. Estamos falando de tudo que você paga, tipo: impostos, fornecedores, funcionários, despesas fixas, entre outras. Essas despesas precisam ser conhecidas, detalhadas e programadas para garantir a segurança financeira da sua empresa.

Um comportamento que se repete é misturar as despesas da empresa com as pessoais. Quando você tira dinheiro indiscriminadamente ou vai pagando todas as suas contas conforme elas chegam, você está boicotando sua própria empresa. Muito provavelmente você estará retirando mais dinheiro do que ela tem capacidade de lhe dar e, portanto, vai faltar dinheiro para pagar outras contas importantes.

Uma dica é você estabelecer uma retirada para você, e aprender a viver com aquele valor, até você conseguir receber mais. O que não pode é fazer da sua empresa um caixa eletrônico.

O fato da conta estar com o saldo positivo não significa que está sobrando dinheiro. Lembre-se: quando você estrutura todas as contas a receber e a pagar, você precisa garantir uma reserva para eventuais imprevistos.

Sendo assim, acredito que não há dúvidas sobre a necessidade de cuidar do financeiro do seu negócio. Se você realmente deseja empreender de forma assertiva, ter um negócio forte, sustentável e saudável financeiramente, tenho certeza de que esse assunto já está bem resolvido na sua mente. Do contrário, até quando a sua empresa vai resistir a essa gestão amadora, hein?

 

268 total views, 2 views today

(Visitado18 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Ana Zuleika

Ana Zuleika

Ana Zuleika M F Canela, empresária, contadora, coach, mentora financeira, casada e mãe do Juan de 13 anos. Ajuda mulheres a conhecer, organizar, e praticar um bom controle financeiro a fim de melhorar a sua vida, da sua família e dos seus negócios. Com expertise empresarial, acredita que todo negócio pode dar certo, desde que o coração do negocio, o financeiro, esteja bem alinhado. Através dos produtos, desafios da conquista, workshop Transforme sua vida Financeira, processos de coaching ou mentoria financeira, desenvolvido para cada perfil, qualquer mulher consegue uma nova relação com o seu dinheiro.
10-10-2019 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas