Matérias e Colunas

Você sabe o que é anorgasmia?

bete monteiro
Foto: Arquivo pessoal

 

Anorgasmia é um problema que afeta muitas mulheres, sendo classificado como uma dificuldade de alcançar o clímax na relação sexual, ou seja, incapacidade de chegar ao orgasmo. Acredita-se que este fenômeno afeta em média mais de 40% das mulheres brasileiras, e o problema pode ser classificado como primário, secundário ou situacional.

Primário é quando a mulher nunca vivenciou a experiência do orgasmo; secundário é quando já vivenciou mas por algum motivo não atinge mais o clímax; e situacional é quando a mulher só consegue alcançar o orgasmo em algumas situações.

Existem vários fatores que podem desencadear a anorgasmia: a educação repressora, insatisfação com o próprio corpo, autoestima baixa, ansiedade, depressão, cansaço, uso de medicamentos tranquilizantes ou alguma questão do relacionamento. Precisamos investigar quais os componentes emocionais e psicológicos que contribuem para a manutenção deste quadro.

Agora vamos refletir: será que nós nos relacionamos com o prazer feminino de forma tão livre assim? Ou o nosso inconsciente está sabotando a nossa sexualidade e prazer? Vivenciar a sexualidade de forma plena é uma questão de saúde e existem profissionais que podem te ajudar.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!