PRINCIPAIS IMPOSTOS QUE OS EMPRESÁRIOS PAGAM

0

 

 

O empresário brasileiro vem sofrendo muito com a elevada carga tributária e, com isso, é obrigado a repassá-la ao preço do produto ou do serviço, inviabilizando o consumo por grande parte das pessoas.

A reforma tributária pretende gradativamente diminuir a tributação e por conseguinte aumentar o consumo. A consequência final é o giro da economia, com o crescimento do consumo e das empresas.

Os impostos mais pesados no comércio são o ICMS e COFINS, pois o ICMS é apurado no confronto de débito na venda e crédito na compra, apurando-se o imposto pela diferença.

Já o COFINS é, no Lucro Presumido, alíquota fixa de 3% sobre o valor da venda, e no Lucro Real é de 7,6% no confronto da mesma forma da apuração do ICMS já explicado acima.

Outro elevado peso aos empresários é a contribuição patronal sobre folha de pagamentos, que varia entre 26% a 32% sobre o montante bruto da folha de pagamentos.

Nas empresas prestadoras de serviços, temos o ISS com alíquota de 5% na maioria dos serviços incidente sobre a totalidade da receita bruta.

Essas diversas alíquotas são consideradas elevadas pelos empresários devido à baixa margem de lucro na marcação do preço em função principalmente do baixo consumo.

62 total views, 2 views today

(Visitado17 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Francisco Arrighi

Francisco Arrighi

Bacharel em contabilidade pela Mackenzie/Rj. Especialista em consultoria tributária, contabilidade e empresas patrimoniais. Presidente da Fradema Consultores Tributários atuando em 10 estados do Brasil.
Francisco Arrighi

Latest posts by Francisco Arrighi (see all)

02-10-2019 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas