Matérias e Colunas

Quer investir em um curso à distância, mas ainda tem dúvidas?

ead interna
Foto: Visual Hunt

 

Um dos principais mitos com relação ao EAD é quanto ao diploma: se haverá diferenciação por ser um curso na modalidade à distância. A grande verdade é que o diploma dos cursos presenciais e à distância é o mesmo, não havendo nenhuma observação sobre a modalidade cursada pelo aluno, até porque a qualidade de ambas as modalidades deve ser a mesma.

Mas e o mercado de trabalho, será que valoriza o EAD como uma formação de mesmo porte da presencial? Acredito que atualmente já não há mais preconceito por parte dos recrutadores, tendo em vista que os cursos na modalidade à distância são plenamente equivalentes aos cursos presenciais e não trazem no diploma nenhuma diferenciação. Os alunos dos cursos à distância possuem a mesma formação dos alunos de cursos presenciais. O que parece ainda prevalecer é o desconhecimento quanto ao potencial que a modalidade à distância possui. Por isso, vamos falar sobre algumas dúvidas comuns.

 

  1. Se o EAD é mais barato, a relação custo-benefício é real?

 

Sim, os alunos dos cursos à distância têm os mesmos benefícios de um aluno de cursos presenciais, ou seja, possuem acesso a bibliotecas e laboratórios de ensino, além de contar com o material didático incluso na mensalidade disponível 24 horas por dia no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Na UniCarioca, os alunos possuem acesso aos materiais estudados nas disciplinas à distância até o final do seu curso. Além disso, não há necessidade de gastar com deslocamento (passagens, gasolina, estacionamento), tendo em vista que as aulas ocorrem totalmente online, sendo necessário comparecer apenas para a realização das avaliações.

 

  1. Os cursos têm carga horária menor e, por isso, são mais superficiais? Os alunos aprendem menos que em um curso presencial?

 

A carga horária dos cursos à distância é igual à dos cursos presenciais, não havendo prejuízos ao aprendizado do aluno. Os cursos EAD possuem o mesmo currículo e conteúdos aplicados no ensino presencial, garantindo que o aluno tenha sempre a mesma qualidade de ensino. Os estudantes dos cursos à distância da UniCarioca recebem semanalmente conteúdos didáticos das disciplinas, como e-books, vídeos, questões e materiais complementares para estudo, exigindo mais dedicação para aprendizagem.

 

  1. É possível fazer qualquer curso à distância?

 

Atualmente, nem todos os cursos existem na modalidade à distância. Nem todos os cursos da área de saúde, por exemplo, são regulamentados pelo MEC, pois possuem exigências específicas. O aluno precisa ficar atento se o curso escolhido possui laboratórios específicos para ensino. Por exemplo, a UniCarioca possui para o curso de Pedagogia a Brinquedoteca em espaços físico e virtual que permitem ao aluno colocar em prática o que aprende.

 

  1. Todos os alunos podem se adaptar ao EAD se forem bem orientados?

 

Sim, o ensino à distância é democrático e pode ser cursado por qualquer pessoa que tenha persistência e disciplina para aprender. O mercado de trabalho tem exigido competências que podem ser adquiridas por meio de cursos à distância. A modalidade pode proporcionar aprendizado independente da distância geográfica por utilizar estratégias baseadas na utilização de tecnologias que promovem o ensino sem limite de lugar, hora ou idade dos alunos.

No EAD, um dos elementos fundamentais é a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (espaço online onde ocorrem os cursos). Por meio de modernas ferramentas de comunicação, os alunos interagem entre si e com os professores, gerando networking. Neste processo, os alunos são instigados à troca de saberes e expansão dos conhecimentos.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!