Matérias e Colunas

Câncer infantojuvenil

Alimentação x cancer interna
Foto: rwkvisual on Visual Hunt / CC BY

 

O câncer é uma doença caracterizada pelo desenvolvimento anormal de células. Em crianças, o diagnóstico não é fácil porque facilmente se confunde os sintomas com o de outras doenças. Vários estudos demonstram que a formação dos hábitos alimentares saudáveis na infância é capaz de proteger a saúde, permitindo o crescimento e o desenvolvimento adequados e diminuindo a chance do surgimento de várias doenças – entre elas, o câncer. O aumento da obesidade infantil tem mostrado forte relação com o surgimento de doenças nessa faixa de idade, sendo extremamente importante que se detenha a atual epidemia de excesso de ganho de peso em crianças.

Como o tratamento pode causar grande debilidade no paciente, como baixar a imunidade e deixar ele com maior risco de doenças oportunistas, náuseas, vômitos, aftas, dor para engolir os alimentos, diarreia, má absorção de nutrientes, aversão a alguns alimentos e perda de apetite, é importante o cuidado alimentar, para se evitar o comprometimento do crescimento e desenvolvimento, como também para ajudar no tratamento.

 

O que protege o nosso organismo:

  • Frutas, legumes e verduras: o consumo de 400g a 500g de alimentos desse grupo por dia pode reduzir em mais de 20% a chance do surgimento de um câncer.
  • Leite materno: comprovadamente, é o melhor alimento para bebês, conferindo proteção contra a obesidade e desenvolvimento do câncer.
  • Alimentos ricos em vitamina C: frutas cítricas, por exemplo, são excelentes protetores para se evitar o surgimento de um câncer. Ajudam também no tratamento, aumentando a imunidade.
  • Água de coco: ajuda a hidratar e cria uma película na boca, protegendo contra as aftas, melhorando o paladar e facilitando as refeições.


O que não deve ser consumido:

  • Carne vermelha: O consumo excessivo está relacionado a diversos tipos de câncer, como câncer por ter excesso de gordura saturada e substâncias que facilitam o surgimento da doença.
  • Alimentos embutidos: Mortadela, blanquet de peru, salsicha e outros alimentos desse grupo estão relacionados ao câncer colorretal e de próstata, não devendo ser consumidos em nenhum momento da infância.
  • Excesso de sal e alimentos industrializados: Estão relacionados a vários tipos de câncer e a obesidade. O consumo deve ser evitado sempre que possível, e durante o tratamento pode debilitar mais ainda a saúde infantil.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!