Matérias e Colunas

Você é do tipo que gosta de emprestar tudo que tem?

Endividado interna
Foto: B Rosen on Visual Hunt

 

 

Estar endividado hoje é um hábito mais do que comum e isso se dá principalmente pelo descontrole financeiro. As pessoas, em busca de algo que muitas vezes nem precisam, encaram anos de parcelamentos, carnês e diversas contas sem se dar conta do que estão fazendo com os seus recursos e o quanto estão se distanciando de algo mais relevante para a sua vida ou para a de sua família.

As contas começam a chegar e logo surge a conclusão de que algo não será honrado. Diante da situação e devido à falta de mudança nos hábitos, chega também a restrição de crédito, ou seja, o nome no famoso SPC (Sistema de Proteção de Crédito). Para alguns, esse estágio é desesperador, pois se preocupam com o nome, porém para outros nem tanto. Esse segundo, digamos que já esteja “acostumado” e logo dá um jeito de manter o seu ritmo de compras. Sabe como? Exatamente! Alguém já te pediu o seu nome emprestado? E como foi a sua reação? Sempre que te pedem algo, você responde que sim?

Então vou te dar uma dica, se é que você já não sabe! Existem três coisas na vida que não se empresta nem para a própria sombra: marido, carro e nome. Se você não tem carro e marido, tudo bem, mas nome com certeza você tem, e esse aí pode ser o começo de grandes problemas. Uma vez emprestado, você jamais vai saber o que aconteceu, e, se voltar intacto, você teve sorte.

Eu por várias vezes emprestei meu nome e meus créditos, e acabei aprendendo da forma mais complicada. Nunca pensamos no pior: a pessoa vai pagar ou não? Se algo acontecer, o que farei? Ou: por que ela não tem crédito? Ou melhor: por que não faz no próprio nome? Simples, porque o dela já está comprometido, ou melhor, já está protegido.

Numa situação dessas, é melhor negar, pois, além de negativar o seu nome, você ainda corre o risco de ter que pagar por uma conta ou por um produto que você nem recebeu e ainda perde a amizade.

Você já parou para pensar que, se a pessoa não cuidou do nome dela, também não cuidará do seu? Infelizmente, para esse assunto, o melhor é ser egoísta, pois você não pode ser responsável pelo descontrole financeiro de todos, a não ser que o seu nome não seja importante pra você.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!