PSICOMOTRICIDADE E JOGOS: TRABALHO DE PREVENÇÃO

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Foto: Shutterstock

 

A ideia de aplicar o jogo à educação partiu do princípio de que toda criança tem necessidade de uma educação integral assegurada pelo desenvolvimento de habilidades, movimentos e atitudes através da educação psicomotora.

Por isso, pode-se dizer que a criança, quando joga, se expressa, assimila e constrói sua realidade. “Brincar é o melhor caminho para educação integral”, segundo o Plano Nacional da Educação Infantil (2010). Quando uma criança brinca, ela entra em contato com suas fantasias, desejos e sentimentos. Conhece a força e os limites do próprio corpo e estabelece relações de confiança com o outro.

Quando se fala em desenvolvimento global, estamos nos referindo aos aspectos cognitivos, afetivos e sociais que englobam o processo de aprendizagem pleno. Piaget (1992), em sua teoria do desenvolvimento infantil, já afirmava a inteligência motora, que é a prática de movimentos, reflexos e também a partir de estímulos do ambiente.

Todas essas ações desenvolvem habilidades para a aprendizagem. Os estímulos oferecidos pelo ambiente possibilitam gradativamente maior autonomia nos seus esquemas motores, adquirindo assim novas habilidades!

 

O processo de desenvolvimento neurocognitivo será fruto de uma complexa interação entre maturação do sistema nervoso central e os estímulos ambientais.

O jogo é aliado da criança no biopsicossocial. O espaço e o cotidiano escolar devem adotar as seguintes estratégias de prevenção:

  • Criar um ambiente estimulante (prazer e alegria);
  • Alunos reconhecidos (em suas possibilidades);
  • Relação professor e aluno (sem ameaças);
  • Ter ludicidade (jogos e brincadeiras);

O brincar acaba sendo uma das necessidades básicas de uma criança, pois desenvolve músculos, sensibilidade, coordenação motora e as habilidades mentais. A criança busca a ludicidade, tarefa necessária e imprescindível na infância!

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Regina Marques

Regina Marques

Regina Marques Gonçalves é carioca, pedagoga, orientadora educacional em instituição escolar. Trabalha na área de educação a trinta e dois anos. Neuropedagoga, pós graduada em neurociência pela ( UCAM). Conhece os mecanismos do sistema nervoso central (SNC) e suas funções e conexões cerebrais na biologia do aprendizado do aluno. Especialista em (TEA) ou seja pós graduada em Transtorno do Espectro do Autismo pela (CENSUPERG). Ministra aula sobre a disciplina: Biologia cerebral e Autismo pelo Instituto Superior Sinapses (Polo RJ) Saquarema, Del Castilho e Mesquita no curso de pós graduação em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Pesquisadora independente da pedagogia de Waldorf e Saúde Mental. Orienta o Programa Educacional Individualizado em Instituição Escolar (PEI). São objetivos sociais, acadêmicos e comportamentais que precisam ser adaptados para o aluno.
06-08-2019 |

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